Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quem é Sub 21 em 2012?

Marcus Rezende



Eu sempre que escrevo alguma coisa crítica neste blog, procuro contribuir com alguma sugestão para a entidade nacional que administra o nosso taekwondo, mesmo percebendo que ela em diversos aspectos está muito capenga. Vejamos por exemplo esta questão do Sub 21. E la vai eu novamente insistir para os caras entenderem algo simples que teimam em complicar
Além do erro de juntarem nas mesmas competições o adulto com o sub21 (impedindo que o atleta opte por uma ou por ambas as categorias), não definem o ano limite de nascimento de quem seria sub21 em 2012, por exemplo. Pode ocorrer termos jovens de 20 anos, nascidos em 1991, lutando nesta categoria e ao completar 21 ficar impedido de seguir nela, porque já será um atleta com 21 anos completos; ou seja, se é para seguir o padrão da categoria Juvenil, SUB em 2012 é todo aquele que vai permanecer com 20 anos até o fim de Dezembro. Isso não é difícil de entender.


É o que acontece no Juvenil. Às vezes o garoto tem 17, mas completa 18 no ano do Mundial. Este ano, por exemplo, para o Mundial juvenil que será no Egito, o jovem deve ter nascido entre 1995 e 1998. Fora desta faixa não vai poder competir. Consequentemente não poderá entrar na seletiva de seu país. Se o garoto, por exemplo, nasceu em Novembro de 1994, mesmo estando com 17 anos no mês do Mundial, na verdade já estaria com o 18º ano de vida em curso, portanto fora da faixa.


Dessa forma, cabe à direção técnica da CBTKD definir para a Sub 21 os mesmos critérios. Isso é simples de fazer e ajudaria aos treinadores em suas prioridades, bem como aos dirigentes regionais, no sentido de seguirem o mesmo padrão em suas competições estaduais.Lembrando mais uma vez: Sub 21 é todo aquele com menos de 21 anos. Sendo assim, o garoto de 16 anos, apesar de ser um Juvenil, também é um Sub 21, podendo competir nas duas faixas etárias.





sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tkdlivre traz redação do novo estatuto da CBTKD

Hoje peço a atenção do leitor para um trabalho muito bem feito publicado no site Tkdlivre, que traz de forma minuciosa parte da redação do recém-reformado estatuto da CBTKD. O documento veio à tona depois de uma busca no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da cidade do Rio de Janeiro e o Tkdlilvre presta este serviço à comunidade taekwondista.


clique aqui


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Entronização perpétua ferindo a Constituição Federal

A CBTKD, resolveu mudar seu estatuto e apresentou uma redação que praticamente impede que outro candidato possa tirar do trono quem lá está. Há itens que chegam a ser engraçados de tão surreais. O sujeito para se candidatar tem que ter sido presidente de alguma federação por cinco anos. Tem um item que diz assim: “ter se destacado como dirigente ou colaborador na área desportiva ou atleta”. Ora, quanta subjetividade. Quem vai definir o que seria destaque ou não?
E quando se define os inelegíveis? No item d “afastados de qualquer entidade, cargos eletivos ou de confiança...”, o sujeito é chamado para um cargo qualquer de confiança, tempos depois é afastado por qualquer motivo, aí (segundo o novo estatuto) se torna inelegível. Francamente...
Como se não bastasse, o artigo 5º do estatuto, logo de cara, vem ferindo a Constituição Federal, quando diz que só podem disputar cargos eletivos na CBTKD os brasileiros natos. Ora, ora..isso não pode. Esta redação não deve ter passado pelo corpo jurídico da entidade.
Vamos lá no que diz o artigo 12 da Constituição Federal.
§ 2º - A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.
Ou seja, os naturalizados aqui no Brasil só não podem ser Presidente e vice-presidente da República; Presidente da Câmara dos Deputados; Presidente do Senado Federal; Ministro do Supremo Tribunal Federal; da carreira diplomática; oficiais das forças armadas e Ministro de Estado da Defesa.
Então...ó...rapidinho...reúnam a galera de novo e façam a coisa certa, antes que alguém interponha uma ação de inconstitucionalidade contra a entidade.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Notícias sobre a novela Kukkiwon no Brasil

Marcus Rezende

O mestre Ricardo Andrade, mestre de taekwondo de Niterói (RJ), esteve travando contato com a CBTKD questionando-a sobre o atraso no recebimento dos certificados de Dan da Kukkiwon, referentes ao exame de equiparação realizado no Rio de Janeiro (pela banca examinadora internacional), no dia 20 de Novembro de 2011.
Segundo o mestre, a informação recebida pela entidade nacional foi a de que a KKW enviará os certificados em um único malote e que o atraso ainda se deve porque parte dos mestres que prestaram exame não entregaram todos os documentos no prazo.
Ora, eu pergunto: o que tem a ver o pé com o calçado?
Se os certificados já estão prontos para serem enviados ao Brasil, por que nossos nomes não constam ainda nos autos da entidade, sobretudo no site oficial?
Nós, mestres de todo o Brasil, queremos (sim) o nosso certificado, pelo seu valor simbólico, para colocarmos em um quadro bonito, ou mesmo guardá-lo, e o encaminhamento pelo correio a gente aguarda, sem problemas. Todavia, o que nos interessa mesmo é a consignação de nosso registro internacional disponível para consulta por meio virtual.
Se tudo estivesse realmente certinho, já teríamos acesso a estes dados.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cadê os certificados do Kukkiwon?

Até a presente data (01/02/2012) e hora (13:50) nenhuma nota sobre o assunto abaixo no site da CBTKD

Marcus Rezende

Não são poucos os mestres e grão-mestres, por este Brasil afora, que estão se sentindo desprezados pela entidade nacional que comanda o taekwondo brasileiro. O motivo? Ora, é simples: até o momento, desde o dia 20 de Novembro de 2011, não há nenhum tipo de informação sobre o resultado dos exames de equivalência de Dan realizados pela Kukkiwon, órgão máximo de graduação no mundo, ocorrido no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Na oportunidade, todos os que foram reexaminados, também tiveram de fazer um curso de aperfeiçoamento com o grão-mestre Lee Chong Kwan, cujos certificados de participação também não foram entregues.
Com todos que converso pessoalmente, por meio do facebook, e-mail ou telefone, a pergunta é sempre a mesma: Por que não divulgaram ainda nenhuma notícia sobre o grande evento. Eu respondo com outra pergunta: Por que até mesmo o site da Kukkiwon não dispensou uma linha sequer sobre a vinda dos eminentes representantes deste órgão internacional? Eu não tenho a resposta. Porém, tal situação pode gerar diversas interpretações, as quais cabe a cada um fazer.
Alguns mestres têm feito contato com a confederação, mas a resposta é sempre a mesma; ou seja, não há resposta.
Portanto, fica aqui registrada a nossa indignação quanto ao que parece ser, no mínimo, uma grande falta de consideração aos professores, mestres e grão-mestres que estiveram presentes ao evento mencionado.