Páginas

sábado, 31 de março de 2012

O DESABAFO DE UM PAI DE ATLETA JUVENIL

Em relação a divulgação, ainda não oficial da CBTKD, da perda do prazo para a compra das passagens áreas para o Campeonato Mundial Juvenil, no Egito, semana que vem (de 04 a 08 de Abril), sob desculpas esfarrapadas que não convencem , eis o que diz o pai de um dos atletas da equipe brasileira, o qual nos reservamos não identificar:

“Estamos indignados com este fato. Achamos que é uma falta de respeito com os atletas que por meses vem se preparando para este campeonato. Nós, como pais de atleta, com um grande potencial de medalhar, tivemos gastos e desgastes com a preparação para esta viagem. Fica muito fácil para os organizadores deste evento enviarem um e-mail apenas pedindo desculpas”, desabafou.

Este pai que a partir de agora pode estar propenso a desmotivar o filho a não mais se dedicar ao taekwondo, ressalta: “E agora? Como fica? O mesmo tempo que os atletas tiveram para se preparar, os organizadores tiveram para fazer o mesmo com relação a viagem. Será que não pensam que a categoria Juvenil é o Adulto de amanhã?” questiona, querendo respostas plausíveis, aguardando que a entidade tome uma atitude digna e não deixem os atletas “na mão”. “Nós, pais sabemos que com a desculpa de corte de gastos, as passagens não foram compradas... O campeonato que a equipe Juvenil irá (ou iria) participar não é qualquer campeonato, é o campeonato Mundial da Categoria. Nós, como pais de atletas, e os atletas, não devemos aceitar isso”, finalizou, clamando por respostas.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Legitimidade à CBTKD e não a ditadores de momento

Marcus Rezende
Foto: justiça desportiva.uol.com.br

Esta é a verdadeira Comissão Disciplinar: Patrícia Saleão, Vera Otero, Adriana Costa e Fábio Lira.



Resolvi não fazer parte do circo que pretendiam que eu fizesse e decidi não comparecer a oitiva a que me convocaram para dar explicações sobre o que escrevo em meu blog. Tem sido generalizada a opinião de que os atos executivos da atual administração estão fugindo ao que é tido como legal.
O artigo 50 do Estatuto da CBTKD diz que a despeito de se manter a ordem desportiva... a entidade poderá aplicar sanções e penalidades.... de competência da Justiça Desportiva. Até aí tudo certo. Porém, inventaram o que não poderiam inventar. Ou seja, sabotaram o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e escreveram que a Assembleia Geral, ao aprovar o presente estatuto de 21 de Novembro de 2011, legitimava o presidente da entidade a poder nomear três pessoas para a formação de uma comissão disciplinar, com o objetivo de aplicar sanções de imediato. No meu caso, indicaram dois presidentes e um representante de federação. Esta comissão, pelo que aprovaram, deve preparar o inquérito, devolver ao presidente, para que ele leve à apreciação de sua Diretoria. O Artigo ilegal é finalizado com a seguinte sentença: suspensão de 30 a 180 dias ou até mesmo desfiliação.
Agora, como um presidente que desrespeita as leis pode querer dirigir uma entidade de administração desportiva? O Código Brasileiro de Justiça Desportiva é claro e taxativo em seu artigo 16, quando diz que dirigentes de prática do desporto são proibidos de assumir função na Justiça Desportiva. De onde, o dirigente máximo tirou que uma Assembléia pode contrariar a lei maior e conferir a ele poderes que são dados ao Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O desta gestão chama-se Jardson Neilson Gomes Bezerra e a Comissão disciplinar é formada por Patrícia Saleão, Vera Otero, Adriana Costa e Fábio Lira, os quais não têm a mínima ideia do que está acontecendo.


quarta-feira, 28 de março de 2012

Jair Queiroz opinando antes da inquisição

Aos 52 anos de idade, dos quais 38 dedicados ao taekwondo, o paranaense Jair Queiroz, que iniciou seus treinamentos em 1974 com o mestre Kuh Han Kim, está hoje na alça de mira de uma Comissão Disciplinar da CBTKD forjada pelo atual mandatário da entidade e vai precisar se explicar, nesta sexta-feira, dia 30 de Março, por que critica o atual modelo e publica suas idéias em jornais e mídias virtuais.
Virginiano da cidade de Assaí, Jair tem formação em Segurança Pública e é psicólogo. Formou-se faixa preta em 1978, mas ainda ostenta o 5º Dan. Em 1980 mudou-se para Rondônia , ingressou no serviço público e implantou a modalidade no estado. Ficou no Norte do país por 28 anos e, um ano depois de se aposentar, voltou para Londrina e montou a própria academia. Em menos de dois anos já tinha quase 100 alunos. Ao mesmo tempo desenvolvia um belo trabalho com pessoas com Síndrome de Down.
O preâmbulo sobredito é para que o leitor conheça um pouco do que vem realizando este intelectual que hoje é perseguido por expressar o que pensa. Situação somente vista nos anos da ditadura.
Jair disse que recebeu a notificação para apresentação de defesa preliminar com um misto de surpresa e de alegria. Alegria por descobrir que o que escreve repercurte. “Eu não acreditava e ainda não acredito que eles pudessem levar tão a sério o projeto ditatorial dentro da entidade. Assessorados por tantos advogados já deveriam ter entendido que tentar silenciar os críticos atinge frontalmente o princípio da liberdade de expressão, um dos bens mais preciosos do estado democrático de direito”, disse, afirmando que as tais medidas têm gerado antipatia dos praticantes.
Jair disse que já está com sua defesa preparada. “O fato é que não tenho medo da desfiliação, pois estou bem fundamentado nos meus argumentos e provas... não posso esperar um julgamento técnico da Comissão Disciplinar, já que não é composta por pessoas isentas, mas por parceiros políticos do presidente”, avalia o mestre, assegurado na certeza de que a justiça comum não deixará passar tamanho descalabro. Sobre o que pensa da atual administração, Jair Queiroz diz com todas as letras: “Foi a administração dos resultados pífios, apesar de muita grana, mas a sua marca principal (que não é uma marca, mais sim uma mancha) é a assustadora e vergonhosa ditadura que foi implantada nas suas entranhas”, assinalou, lembrando dos tempos de Yong Min Kim que, apesar dos erros, alguns deles, segundo o mestre, até justificáveis pelo pouco conhecimento da língua e das leis.
Jair Queiroz recorre a psicologia para tentar entender o pensamento e ações de dirigentes opressores: “A sanha de poder absoluto, que tantas vezes a história registrou, no fim sempre revela um perfil desequilibrado dos seus protagonistas. São pessoas egoístas, egocentristas e, não raro, narcisistas”, explica, deixando aos leitores a conclusão psicológica de que tais pessoas não aceitam pontos de vistas discordantes: “Isso ameaça o seu mundo interno, limitado ao próprio ego. Não tenho a pretensão de propor uma tese sobre o tema, mas chamar a atenção”, conclui o mestre, intelectual e pensador.

terça-feira, 27 de março de 2012

Competição para congregar o Rio

Não costumo usar o blog para fazer divulgação de competições. Mas hoje abro uma exceção para a que vai organizar o grão-mestre Milclei Mattos (foto), por já ter participado de uma delas e verificar o tratamento que ele dispensa aos professores e mestres presentes.


Trata-se da TAÇA RIO DE TAEKWONDO, que vai acontecer no dia 21 de Abril no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica, em Cascadura na, Zona Norte da cidade. Um lugar confortável e de boa infra-estrutura às famílias.
Milclei disse que pretende convidar os professores e mestres amigos do estado para o que considera uma confraternização desportiva. “O objetivo neste encontro de amigos é fazer que o verdadeiro vencedor desta competição seja o taekwondo”, declarou o grão-mestre.
Da última vez que participei de um evento promovido por Milclei, ele fez uma singela homenagem, entregando uma medalha e um certificado a cada mestre presente. Pode não ser muito, porém demonstra o caráter congregador deste grão-mestre.
A arbitragem ficará a cargo do competente Jorge Vital e a tendência é de uma fluência bem dinâmica nos trabalhos.
Torço para que tudo dê certo, pois o Rio está carente de eventos interessantes e congregadores como este que o grão-mestre vai organizar.
Mais informações pelos tels. (21) 3471-5751 / 3018-9433 / 9837-4392

segunda-feira, 26 de março de 2012

Membros do Conselho Fiscal vão à CBTKD apreciar documentos, mas sem sucesso

Foto: Jeferson Yokoyama chegou à CBTKD às 9h e aguardou ser recebido sem sucesso até próximo do meio dia


Sexta-feira, dia 23 de Março, estiveram presentes à sede da CBTKD dois membros do Conselho Fiscal da entidade, Jeferson Yokoyama e Emanuel Vilela. O objetivo era ter em mãos os documentos fiscais para análise, antes da aprovação das contas na Assembleia Geral do próximo dia 30. Porém, tudo foi em vão. Os dois conselheiros chegaram às 09:00 e aguardaram até quase meio dia e foram embora de mãos abanando. Os documentos estavam na sala da presidência.
Segundo Jeferson, as tentativas de contato com o presidente Carlos Fernandes decorrem de julho de 2011: “Aguardei pacientemente até este mês e acabei ficando preocupado com as prestações, pois não houve convocação alguma”, disse o conselheiro.
Jeferson acrescenta que voltou a fazer contato no início da semana passada. Inicialmente por e-mails com cópias a outros poderes da entidade. Porém, não obteve retorno. Somente no dia 22 de Março é que obteve êxito. “A secretária me disse não haver nada nos e-mails. Então por que outras pessoas que enviei com cópia receberam?”, discordou Jeferson, informando de imediato que estaria saindo de São Paulo e chegando à CBTKD no dia seguinte e que os documentos estivessem disponíveis.
“Chegamos, eu e o sr. Emanuel Vilela, na sexta-feira, às 9hs. Quando soubemos que nem o presidente e nem os documentos estavam disponíveis e que os documentos estavam em sua sala trancada e que só seria aberta por ele, liguei para ele, pois queríamos conversar. Mas sem sucesso. Aguardamos até as 11:45h, sem resposta. Aí, então, pedimos para que protocolassem através de oficio nossa presença, o que também nos foi negado”, disse Jeferson, ressaltando que chegou a pedir para usar o computador para digitar um pedido, o que também não foi permitido. “Então escrevi de próprio punho; assinamos e deixamos para ser entregue ao presidente”.
Jeferson assegurou que sem o parecer do Conselho Fiscal as Contas de 2011 não poderão ser aprovadas pela Assembléia Geral Ordinária do dia 30 de Março.

sexta-feira, 23 de março de 2012

CBTKD retira do site dados de licitação

Marcus Rezende

A CBTKD abriu licitação para a escolha de uma empresa que irá fornecer consultoria administrativa na área de esporte e que vai gerir eventos da entidade por seis meses. Os dados estavam expostos no site da CBTKD no dia 20 (já com os resultados), e foram retirados em seguida. Mas houve tempo para ser lido e interpretado, sobretudo sob a letra do antigo estatuto e do atual totalmente reformulado.
No anterior, há um artigo que diz que o presidente só pode criar despesas mensais, sem autorização de uma Assembleia Extraordinária se o montante não ultrapassar 40 salários mínimos. Neste novo estatuto, o valor sobe para 60. Como se não bastasse, o presidente se cercou e criou uma nova alínea. Nela o dono da caneta pode autorizar receitas advindas de contratos, convênios, acordos e quaisquer outros documentos e pactos de qualquer valor. As informações que estavam no site são as seguintes: A licitação ocorreu no dia 19 de Março e a vencedora foi a H M Machado Assessoria & Serviços Ltda, que apresentou o menor preço: R$150 mil. As outras duas que foram preteridas, Open Brasil , cobraram pelos serviços R$ 160 mil e R$ 175 mil, respectivamente. AO QUE PARECE (estou escrevendo ao que parece, hein, doutor), a vencedora chega à CBTKD para organizar competições, muitas das quais são sabidamente auto-sustentáveis e patrocinadas. Mas será que seria só para organizar competições ou tão somente assessorar? Enquanto presidente interino e dando curso a um mandato que está sub judice, o senhor Carlos Fernandes deveria usar do bom senso e perceber que não pega bem celebrar tais contratos em momento tão conturbado. Este dinheiro seria mais bem aproveitado se fosse destinado, por exemplo, à compra de protetores eletrônicos para atletas de ponta do taekwondo nacional. O contrato firmado com a vencedora da licitação começa no dia 1º de Abril e se encerra em 31 de Setembro, exatos seis meses. Interessante saber que dois dos três membros que formaram a comissãode licitação da entidade têm forte ligação com o presidente. São eles o Diretor Financeiro Eduardo Guerra (que a bem pouco tempo era presidente da Federação do Rio de Janeiro e que trabalhou por muitos anos com o atual presidente em exercício, na empresa particular dele) e o Tesoureiro da entidade, Urbano Ferreira (amigo há mais de três décadas do atual presidente. Eu também o conheço desde a década de 70).
É importante salientar que os membros de uma comissão de licitação respondem de forma solidária pelos atos praticados, a menos que registrem em ata sua não responsabilidade com atos ilícitos que porventura forem descobertos e denunciados. Já há quem suspeite, no Rio de Janeiro, que o dono da empresa seja conhecido do atual presidente interino da CBTKD. Mas isso pode ser investigado pelo próprio Conselho Fiscal da entidade. Vamos ficar de olho para ver quais eventos tal empresa vai organizar neste período. Se é que vai organizar alguma coisa.

Conselho fiscal na CBTKD em busca de documentos

Nesta sexta, dia 23 de Março, pela manhã, recebi a informação de que dois membros do Conselho Fiscal da CBTKD, senhores Emanuel e Jeferson, chegaram à sede da entidade para recolhimento de documentos contáveis para a Assembléia de Prestação de Contas. Segundo informação de uma fonte que pediu sigilo não havia ninguém na sede que pudesse entregar os documentos aos dois conselheiros. Pelo que se sabe, tais informações teriam que estar disponíveis pelo menos 30 dias antes da Assembléia. Depois, eu é que atento contra a boa imagem da confederação.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Isso só se via na ditadura

Marcus Rezende


Não, gente, é de morrer de rir. Eu recebi na data de hoje um ofício da CBTKD me convocando para o dia 30 deste mês para prestar esclarecimentos à uma comissão disciplinar formada pelos presidentes das federações de Sergipe, Rio Grande do Sul e um representante da federação do Rio de Janeiro.
Acusam-me de atentar contra o bom nome da confederação pelo que escrevo no blog e no facebook. O cara em vez de trabalhar direito e não fazer besteira como a de montar um estatuto que fere a Constituição Federal, monta a sua tropa de choque e pede a ela que eu dê explicações de uma opinião formada. Se eu não me engano era na ditadura que uma opinião não podia ser exposta. Dizem os preclaros dirigentes que eu incito os outros filiados. Ora...é de morrer de rir. Fico a imaginar notáveis da imprensa nacional vendo o anexo que a entidade me encaminhou como prova de tal procedimento administrativo contra a minha pessoa.
Um triste papel de quem, se Deus quiser, vai ter vida curtíssima dentro da entidade e vai entrar para o limbo da história da CBTKD. Que saudade temos do grão mestre Yong Min Kim. Por mais que não concordasse com suas atitudes, jamais forjou tamanha ignomínia, ou sei lá que nome dar a isso. O que me causou tristeza foi ver o nome do gerente administrativo da entidade, Juliano Tomé, por quem tenho em alta conta, um dos poucos que seguram aquela entidade, como relator deste absurdo, haja vista existirem renomados advogados trabalhando para a CBTKD. Mas vida que segue; cada um sabe o que faz.

domingo, 18 de março de 2012

Má ação na conta de quem a pratica

Marcus Rezende

A não confirmação de minha graduação de 6º Dan pelo órgão internacional Kukkiwon, que resolveu registrar-me como 5º dan, mostrou claramente que a coisa foi direcionada e a conivência comprovada. Este foi o único caso dentre todos os mestres que conheço, que se submeteram a banca examinadora do órgão internacional, no Exame Especial de equiparação de graduação nacional com a internacional, em Novembro passado, aqui no Rio,

Antes do exame houve um curso de atualização. Porém, em determinado momento do evento, o tradutor pegou o microfone e disse que o exame, no dia seguinte, não poderia ser filmado e que alguns mestres poderiam ter a graduação rebaixada. Liguei na hora o sinal de alerta, pois parecia a senha da pouca vergonha anunciada e da resposta a ser dada a quem faz críticas a atual administração.

Mesmo assim, quis não acreditar que pessoas de reputação ilibada pudessem se submeter a tamanha pequenez. Porém, seguro morreu de velho, resolvi pedir que filmassem o meu exame (o qual anexo para o leitor poder tirar as próprias conclusões) por uma fresta de uma das janelas. Estou ao fundo, no vídeo. Minha apresentação não foi nem melhor nem pior do que a dos meus amigos mestres. Isso o leitor poderá perceber.

http://www.youtube.com/watch?v=Y_v9lK-B1d8&feature=youtu.be

É importante que se diga que a vinda da entidade internacional ao Brasil, em Novembro passado, era tão somente para a convalidação dos diplomas nacionais expedidos pela CBTKD e não para avaliação e redução de dans. Todos os meus amigos tiveram suas graduações convalidadas.

No fundo, no fundo, a atitude de diminuir minha graduação não fará grande diferença para mim. Como diria o pai de um grande amigo: “A má ação vai sempre ficar na conta de quem a pratica”

quinta-feira, 15 de março de 2012

Troca sem cabimento

O Presidente da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Guerra, agora é Diretor Financeiro da CBTKD, o que nos faz acreditar que ele não seja mais presidente da federação do Rio. Será que houve eleição e ninguém soube, como sempre na história da federação deste estado?
Sendo assim, então, quem ocupa agora o cargo no lugar de Guerra? No próprio site da FTKDERJ, no espaço destinado aos diretores, o link está desabilitado e o telefone leva o interlocutor à caixa postal. Por que a CBTKD não deu publicidade a uma troca de tamanha relevância?
Que eu saiba, nunca houve um caso inusitado como este: alguém que tenha largado a presidência de uma federação estadual para assumir um cargo de diretor dentro da CBTKD. Seria como a Dilma pedir a Sérgio Cabral que largue o Governo do Rio para se tornar Ministro da Fazenda. Não tem cabimento.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Vence a liberdade de expressão

“Vale ressaltar que são notórias as denúncias de corrupção dentro da CBTKD, sendo certo inclusive que o COB ameaçou com a possibilidade de intervenção. Logo a concessão da antecipação de tutela seria o mesmo que tolher de um profissional, com amplo conhecimento do esporte, de emitir sua opinião e informar os demais praticantes da arte marcial e do esporte em geral”.
Foram com essas palavras que a Desembargadora Ranata Machado Cotta, da 3ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, fechou a redação de sua decisão contra o pedido de antecipação de tutela que a CBTKD moveu contra o Blog TRIBUNA DO TAEKWONDO, do mestre Eduardo Falcão, na intenção suspender as atividades deste canal de comunicação. A decisão da desembargadora cria jurisprudência em favor de outras mídias, as quais não raramente são ameaçadas de processos por dizerem o que pensam a respeito do trabalho político-técnico –administrativo realizado pela CBTKD.
A decisão não podia ser diferente.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Oposição apresenta suas armas

O site Tkdlivre deu publicidade a dois ofícios de duas federações de taekwondo filiadas à CBTKD: Federação de Taekwondo de Rondônia (Fetron) e Federação de Taekwondo de Minas Gerais (Fetemg). Ambas rechaçam as alterações feitas no estatuto da CBTKD, em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida em Novembro de 2011, alegando que tais alterações não fora tema de discussão na AGE.

O presidente da Fetron, Robson Almeida de Oliveira, escreveu que a nova redação “além de ferir a nossa constituição e a autonomia das federações, fere também os profissionais que trabalham com o nosso esporte”. No documento ele acrescenta que não aceitará a imposição e a negativa de se conversar e discutir cada artigo e cada parágrafo do estatuto que considera capcioso. Robson ressalta ainda na carta aberta publicada no site que a insatisfação será mantida. “Se este ou aquele dirigente, beneficiado ou não por pequenos agrados não entender o que de fato está posto no estatuto, nós simplesmente lamentaremos...”, declarou, assegurando que mesmo sendo tratada com desdem e preconceito, a federação não será subjugada por sua coragem e postura. O dirigente de Rondônia finalizou dizendo que estará protocolando em caráter de urgência pedido de nova AGE para alteração dos artigos que ferem a Constituição do país.

Do outro lado, em Minas Gerais, a Federação daquele estado publicou um parecer jurídico confirmando o que salta claramente aos olhos de quem conhece pelo menos um pouco de nossa Carta Magna.

A assessoria jurídica da Fetemg apresenta os erros jurídicos de alguns dos artigos aprovados pela AGE de Novembro passado. Dentre eles: limitação de idade mínima de 40 anos para disputar o cargo de presidente da CBTKD; proibição de brasileiros naturalizados disputar a cargos eletivos dentro da entidade nacional e também a não permissão de que concorram à presidência da CBTKD aqueles que nunca foram presidentes de federações por pelo menos cinco anos.

sábado, 10 de março de 2012

Link para verificação de graduação internacional disponível no Blog

O link para consulta sobre graduações na Kukkiwon vai estar disponível para consulta de todos os praticantes, professores e mestres de taekwondo, aqui no blog. Está disposto à esquerda.

Era um link que deveria estar há muito tempo nos site das entidades de administração do taekwondo nacional. Mas nunca houve boa vontade, tampouco competência para fazê-lo.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Carlos Loddo, o maior de todos

Marcus Rezende

Hoje quero prestar uma homenagem aos grandes atletas de taekwondo do Brasil das décadas de 70 e 80, época em que o taekwondo competitivo não diferia muito da arte marcial.
Tínhamos grandes lutadores e entre tantos dos anos de 1970, alguns foram simplesmente fantásticos. Entre eles estão: Edson Bernardes (RS), Flávio Molina (RJ), André Maurício (DF), Rodney Américo (RJ) e Luís César (RJ). Outros, também muito bons, poderiam ser mencionados. Mas estes guerreiros sobreditos demonstravam uma competência que saltava aos olhos.

Na década de 80, poderíamos destacar outros tantos, como: In Kyu Lee (RS), Eduardo Falcão (PE), Milton Iwama (SP) e Adalberto Pajuaba (MG). Mas ninguém se comparava a Carlos Eduardo Nogueira Loddo (DF), o Caroço, que ainda menino vencia o seu primeiro Brasileiro em 1979, no
Rio de Janeiro.
Quem viu Caroço lutar sabe bem o que eu estou dizendo. Ele venceu todas as competições nacionais de que participou, até o ano de 1986, quando parou de competir. Foi Bronze da Primeira Copa do Mundo de Taekwondo e só não foi à final porque sofreu uma séria lesão no
joelho, quando vencia facilmente (na semifinal) o atleta egípcio. Ele subiu ao pódio de muletas.
Lutar contra Caroço não era tarefa simples. Não por uma questão tão-somente de perder por pontos, mas sim por se saber que ao final do combate, além de derrotado, se estaria machucado. No Brasileiro de 1984, em Goiania, o atleta do Rio, Alexandre Araújo (de técnica muito refinada), depois de ter enfrentado Caroço, assim comentou: “Esse cara é uma máquina de bater”. Alexandre lutava muito bem, mas não conseguia acompanhar a força e potencia dos golpes de Caroço. No ano seguinte, 1985, no Brasileiro em MG, eu, além de atleta do RJ, até 58 kg, também fiquei como técnico do adversário de Caroço. O lutador do Rio, após receber um soco no tronco, voltou-se para mim com a mão no pescoço como se o golpe tivesse atingido a traqueia. Enquanto eu o acudia, dando pequenos golpes em suas costas, ele sussurrava: “Não foi no pescoço, não... foi no peito; eu estou apenas recuperando o fôlego”. Ele diria depois: "nunca recebi um soco tão forte".
Dentre tantos feitos, ninguém até hoje, pelo menos que eu tenha visto, colocou tantos adversários sentados no colo dos árbitros laterais, com tui tchaguis, como Caroço.
Esse pequeno texto é uma singela homenagem àquele que foi o maior lutador de taekwondo que já vi lutar e que a história do taekwondo não pode esquecer.

sábado, 3 de março de 2012

Ditadores, narcisos, demagogos e outros perfis

O texto abaixo, escrito pelo mestre Jair Queiroz, 5º dan, é de leitura obrigatória. Ele traduz fielmente o momento político que vive o taekwondo brasileiro. Perca alguns minutinhos do seu tempo e ganhe um tanto mais de cultura.

Reflexões sobre as bizarrices da postura ditatorial, à partir de citações

de “grandes defensores da liberdade”.

Jair Queiroz

Há quem confunda democracia com bagunça ou com anarquia, que é sim uma forma de democracia, porém, como disse a Phd em psicologia, Ivone Boechat, “é a democracia sem educação”, logo, não é boa forma de governo. Outros são adeptos do laisses faire, do “deixar como está para ver como vai ficar” o que é ainda pior.

Há, porém, os que tratam a democracia com demagogia e com hipocrisia. A frase que mais se encaixa para os que empregam discursos hipócritas para se auto proclamarem democratas, foi dita por Millôr Fernandes: “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”. Ou seja, disparam contra os que estão no poder, até que ascendam a ele, daí a roda se inverte. Não é a toa que Rui Barbosa dizia que odiava “as combinações hipócritas do absolutismo dissimulado sob as formas democráticas”.

Os que usam o recurso da demagogia não são menos nocivos. Sendo mestres da argumentação a usam para manipular as mentes incautas. Costumam elogiar seu séquito, que, via de regra, não passa de um pequeno grupo de pouca formação, desprovido de senso critico, para, sustentado por ele, atribuir a si as conquistas coletivas. Fazem do maniqueísmo uma de suas marcas, distinguindo enfaticamente “os do bem” e “os do mal”. Evidentemente os bons são aqueles que se submetem aos seus comandos. Com arrogância tentam impingir o medo para silenciar os opositores, disseminando a idéia de que “os sentimentos, os pensamentos e os desejos deles (opositores) não têm a menor importância, e que são ‘ninguém’ e devem se submeter às pessoas ‘autorizadas’ a desejar e pensar por eles" (sic. de Stephen Vizinczey).

Na análise cortante e pontual sobre a ditadura ferrenha que se instalou na Argentina entre os anos 1966/1973, o poeta portenho Jorge Luis Borges, alarmou: “As ditaduras fomentam a opressão, fomentam o servilismo e fomentam a crueldade, mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia."

Não é fácil identificar um ditador, pelo menos não para os seus seguidores, que fascinados por seus discursos demagogos e com baixa capacidade de raciocínio crítico, o veneram, alimentando cada vez mais sua sanha pelo poder. Outros até vêem, porém movidos pelo mesmo desejo de dominar, ou por serem venais e oportunistas, o bajulam na esperança de se beneficiarem com os despojos dos aniquilados.

Com a explosão midiática nesses tempos de internet o perigo dessa abordagem ganhou uma dimensão ainda mais assustadora. O espaço privado de um site espalha a palavra como dardo venenoso e em milésimos de segundos atinge a massa, essa massa que se deleita com a verborréia do seu articulador. Os danos podem ser irreversíveis.

Jamais subjuguemos a capacidade de pessoas com esse perfil manipulador que sabem usar a ambivalência da palavra para persuadir a plebe. O ex Presidente da República, João Batista Figueiredo, aclamado por ser o “presidente da abertura política”, atingiu o ponto mais elevado desse posto ao proferir a seguinte pérola: “Vou fazer deste país uma democracia, e se alguém for contra eu mando a polícia prender e arrebentar”. Acabou elencado no livro que cita as maiores besteiras já ditas por grandes personalidades da história (“Book of All-Time Stupidest Top 10 Lists” – de Ross e Kathryn Petras).

O professor da USP, Gaudêncio Torquato, num artigo intitulado “Narcisistas e demagogos”, alerta para os “malabarismos perpetrado pelos políticos/narcisistas”, que, segundo ele, “promovem a mistificação das massas, fazendo-as crer que o discurso é a ação, o verbo é a obra, a palavra é sinônimo de verdade”. Mais à frente o professor diz: “Juntando-se então o narcisista e o demagogo, o verborrágico e o reizinho cheio de empáfia, tem-se (...) o encontro do ruim com o pior, de Narciso com aquela figura canhestra tão bem caracterizada por Chico Anízio: Justo Veríssimo”.

Quando sabemos que alguém, mesmo um cidadão comum, tem sua concepção de “ordem e democracia” alinhada à “pena de morte”, ficamos indignados, pois concluímos que tal ponto de vista apresenta enorme distorção na percepção das relações interpessoais e é a antítese da liderança positiva. A situação atinge patamares de anomalia relacional quando essa mesma lógica é assumida por um dirigente de uma entidade de interesse coletivo, que em tese deve lidar com as diferenças ideológicas e que deveria, pelo menos, ouvir opiniões diversas, discuti-las de forma construtiva, buscando sempre a conciliação, mas que opta por fazer ameaças veladas no intuito de silenciar os que divergem dos seus propósitos. Só o leitor mais atento, livre do fascínio exercido pelo opressor, percebe o tom ameaçador desse discurso funesto e que é uma afronta à liberdade de pensamento, uma ironia à nossa inteligência.

A pena de morte em países “desenvolvidos” - que de toda sorte é uma aberração no meu ponto de vista - enquadra a prática de crimes hediondos e mesmo assim só é imposta após o cumprimento de extensa formalidade processual, com amplas possibilidades de defesa ao acusado. Mencioná-la quando a temática é a oposição de idéias ou criticas, diga-se de passagem, pertinentes e construtivas, sentenciando seus questionadores à expensas de um tribunal próprio, é assustador. É óbvio que deve haver ordem e respeito, assim como é óbvio que um líder habilidoso deve ser capaz de conquistar essas condições e não obtê-las pela truculência, ainda que seja pela truculência da palavra. Que sirva para reflexão a frase da “presidenta” Dilma Rousef, que manifestando sobre a liberdade de imprensa, disse recentemente: “Prefiro ouvir a gritaria dos críticos do que o silêncio dos porões da ditadura”. E nesse particular a nossa presidente é catedrática, pois poucos sentiram na pele - na mais pura concepção da palavra – a crueldade do sistema repressor.

Como são previsíveis as reações dos absolutistas, aqueles que se atrevem a se manifestar a respeito da suas barbáries, devem esperar o “massacre” e a execração pública. A estratégia então é adiantar o que poderá acontecer, minimizando assim a possibilidade de tonar-se alvo de alguma fúria insana, uma vez que essa reação ficaria óbvia demais para ser justificada. Alguém precisa se sacrificar.

Mestre Queiroz – 5º Dan, Londrina - Paraná.


quinta-feira, 1 de março de 2012

Kukkiwon homologa dans de mestres brasileiros

Demorou mais saiu a tão esperada equivalência de dans dos mestres brasileiros junto à Kukkiwon. Agora é só esperar a entrega dos certificados pela Confederação Brasileira de Taekwondo, pois o registro internacional já está consignado.
O espelho do meu registro, o qual possui erro material quanto a graduação atual