Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Cardia lança seu segundo livro


Da esquerda para direita
os mestres: Patrícia (Karatê), João (Karatê), Lira (TKD São Paulo), Roberto Cardia, Ivanildo (TKD), Júlio (TKD São Paulo)

O mestre Roberto Cardia, do Rio de Janeiro, pioneiro no desenvolvimento do ensino do taekwondo a portadores de deficiência visual, lançou no Rio de Janeiro, o volume II do livro “Taekwondo Arte Marcial e Cultura Coreana.
Nesta edição, foram abordadas questões significativas da modalidade. A marcialidade foi tratada como ciência em várias partes do livro. Cardia vai fundo nas origens das artes marciais e dispensa parte deste volume ao estudo das formas de defesa de nossos nativos no século XVI. Tudo isso sob o campo visual dos europeu que aqui estiveram.
O mestre presenteia o taekwondo carioca com um pouco da história da modalidade no estado, com depoimentos dos que vivenciaram o taekwondo a partir dos idos dos anos 70.
Leitura agradável e enriquecedora.

Quem quiser adquirir o livro, o contato é:

(21) 88673575 - 32344066
http://www.taochido.com
http://robertocardia.blogspot.com


VOCÊ SABIA:

Que em Abril de 2011 o cartório de Registro de Pessoas Jurídicas recebeu uma ata indicando como presidente da Federação do Rio o senhor Carlos Couto e que no mês seguinte outra ata da mesma federação também foi recebida indicando como eleito à presidência o senhor Eduardo Guerra (atual diretor financeiro da CBTKD)? E que o próprio cartório pediu à Justiça que se pronunciasse a respeito e que essa loucura toda, acabou parando no Conselho da Magistratura do Rio de Janeiro? E que em setembro do mesmo ano os advogados Sahione entraram com o proc. 0336859-51.2011.8.19.0001  em favor da ata de Guerra, mas receberam despacho desfavorável do Juiz da Vara de Registro Público. Ou seja, a atual federação do Rio, sob a interinidade Rogaciana, está sob júdice a espera de uma decisão da Justça.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Presidente da CBTKD não suporta as críticas e me processa

Marcus Rezende


A grandeza dos homens notamos por suas ações. Tanto Yong Min Kim como Jung Roul Kim, quando eram mandatários do taekwondo brasileiro, por mais que recebessem críticas, jamais recorreram às barras da justiça para tentar provar algum tipo de calúnia ou difamação de algo que a mídia especializada na modalidade dissesse contra a administração dos dois. Por mais que não gostassem das críticas, sabiam que cargo de presidente de entidade de administração é para gente forte e de valor. Não para gente moralmente despreparada.
Eles cometiam seus equívocos administrativos, mas “tocavam o barco”. Apesar de não serem grandes administradores, sempre foram grandes homens. Ambo são, antes de tudo, grão-mestres forjados em meio a dificuldades muito maiores que as bombas das palavras advindas da liberdade de expressão.
Atitude bem diferente tomou o senhor Carlos Fernandes, que assumiu provisoriamente o cargo de presidente da entidade e que vem se achando acima do bem e do mal.
No dia de hoje, o presidente da CBTKD entrou com uma ação de injúria e difamação contra mim, cujo teor ainda vou ficar sabendo.
No fundo mesmo, ele deve estar querendo dar uma resposta aos presidentes das federações e as outras mídias, mostrando que ainda detém o controle do barco desgovernado, cujo timoneiro ele não aceita que seja outra pessoa senão ele mesmo.
O que ele não sabe é que no período em que se afastou do taekwondo brasileiro, eu estava presente e atuante construindo uma credibilidade perante a comunidade taekwondista. Nunca ataquei a moral de ninguém, tampouco injuriei ou caluniei.
Sempre fui crítico das ações dos dirigentes em favor de um taekwondo melhor para os professores e mestres deste país. Escrever em meu blog o que penso é um direito que a lei do meu país me confere, mesmo que a mão, às vezes, saia um pouco descalibrada. Mas o Ministro do STF, Celso Melo, em súmula do egrégio Tribunal, já decidiu sobre quanto o calibre de um jornalista pode chegar.
E eu tenho certeza que o calibre de minhas palavras atendem ao que prevê o estado democrático de direito e a livre liberdade de se expressar.

Convite para uma reflexão

Mestre Marcelino Barros



Reforço o que diz o mestre Marcus Rezende sobre os sérios problemas que vive o taekwondo brasileiro. Talvez para aqueles que fazem parte da gestão "NOVA CBTKD" as coisas estão no caminho certo. Mas é claro e notório que isso não é a verdade. Se continuarmos neste caminho, penso que a qualquer momento podemos perder parte dos investimentos que o taekwondo recebe, a saber, conquistada na gestão Jung Roul Kim baseada em resultados da gestão anterior, da qual com muito orgulho fiz parte. Na minha opinião é a pior gestão administrativa e técnica de toda história do taekwondo brasileiro. Não podemos falar que é por falta de recursos financeiros ou de parcerias. Acredito que seja mais por falta de competência, conhecimento, comprometimento, objetivos claros e por falta de liderança; falta de um líder competente que tenha um projeto que atenda a todos seus filiados e não a um grupo. O que vejo, são paraquedistas e aventureiros, que apareceram do nada, aproveitando o momento e as oportunidades, fazendo “mágicas” e com discurso pronto tentando conquistar os mais ignorantes e desinformados. A prova da falta de planejamento é vista por todos. Talvez não seja questionada, por conta da instalação da “política do terror”, que gera medo nos presidentes das Federações. O presidente em exercício e seu grupo já deixaram a marca desta "política do terror", desfiliando alguns de seus filiados, Federações. Em seguida, foi a vez dos mestres Marcus Rezende e Jair Queiroz, que estão sendo perseguidos por criticar a má gestão da CBTKD.
Reflexão: Um fato histórico (Caçador de Marajás), discurso de Fernando Collor de Melo, quando candidato de Alagoas à Presidência da República Federativa do Brasil, Collor foi a atenção da época. Um presidente que gostava de esportes, falava sem medo que seu governo seria contra a corrupção e os corruptos, ficou no poder por 2 (dois) anos. Por quê? "Foi denunciado e condenado pelo povo por corrupção". A partir das denúncias, formou-se um movimento popular dos caras pintadas, que foram às ruas pedir o impeachment do nosso então presidente. Pressionada pelas manifestações públicas, a Câmara autorizou a abertura do processo de impeachment por 441 votos a 38. Houve uma abstenção e 23 deputados. Em 2 de outubro de 1992, Collor foi afastado temporariamente da presidência. Com certeza, este movimento popular foi tomando força, ganhando proporção, e acabou sendo o grande
responsável pela queda do nosso presidente. Quem sabe não está na hora das pessoas que amam nosso esporte, atletas, técnicos, mestres, os presidentes estaduais, e até mesmo os apaixonados pela arte marcial e esporte olímpico taekwondo, fazerem valer os seus direitos e dar um basta. Não podemos mais aceitar isso! É o retrocesso que vem sofrendo a nossa modalidade e a nossa entidade maior.

Marcelino Soares de Barros é vice-presidente da Federação de Taekwondo de Minas Gerais. Mestre 6º dan, atuou como vice-presidente técnico da CBTKD entre os anos de 2003 e 2008

As opiniões expostas são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente às do articulador deste blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Regras do Jogo são modificadas sem aviso prévio



José Afonso, articulador do site Tkdlivre, em novo e consistente artigo trata de um tema de singular importância. Ele bate firme no gestor mor da CBTKD: o Presidente Provisório em Exercício (PPE), que desrespeitou as regras do jogo. Depois diz que faz as coisas com seriedade e se irrita com as críticas recebidas.
O PPE deixou que fosse modificada a pontuação do ranking de 05 para 10 pontos para os que lutaram o Open Cidade Maravilhosa. Talvez não se importe se a mesma coisa ocorrer aos que vão competir nos campeonatos particulares de dois presidentes de federações. Possivelmente os Opens desses dois presidentes amigos vão também valer10 pontos, em vez de 05, como o combinado e divulgado ano passado e que pode ser visto por qualquer um no site da CBTKD.
O burburinho que corre nos bastidores é que o PPE passou por cima do Coordenador Técnico e modificou o que já havia sido estabelecido e divulgado nacionalmente. UMA IRRESPONSABILIDADE.
E como fica nessa história a credibilidade da Coordenação Técnica?
A do PPE já foi para as cucuias faz tempo.



Você sabia:
Que na mesma data da AGO de prestação de contas, curiosamente a CBTKD promoveu também um Work Shop para os presidentes das federações, o que justificou o uso do dinheiro da entidade para pagamento de passagens aéreas, estadia e alimentação, exceto aos presidentes de MG e RO, que quiseram ver e analisar os documentos contábeis? Mas se alguém disser que isso é uma imoralidade e que tal dinheiro gasto com os ilustres presidentes poderia ter sido usado na compra das passagens dos atletas que ficaram de fora do Mundial Juvenil, vou dizer que estão de implicância com o preclaro PPE.

domingo, 22 de abril de 2012

Brasileiro Interclubes: média de 6,8 inscritos por categoria de peso

Marcus Rezende

Quando se verifica as chaves da Competição Brasileira por clubes, que aconteceu neste final de semana na cidade de Manaus, é que se pode ter a real ideia do grau de desleixo com o taekwondo brasileiro. Ao avaliarmos que esta é uma competição entre equipes de todo o Brasil, sem a intermediação das federações, não há como achar normal apenas 110 faixas pretas inscritos, divididos em 16 categorias. Uma trágica média de 6,8 atletas por peso. Só para reforçar o exposto, na categoria masculina, até 68 Kg (a que normalmente tem mais atletas), somente oito faixas pretas se inscreveram. Este número inexpressivo no Brasileiro Interclubes (que a meu ver deveria ser a competição mais importante do calendário brasileiro), é a prova cabal de que o taekwondo do Brasil não merece ter à frente da confederação gente com esse nível de competência e comprometimento.

No entanto, não é difícil entender por que os professores, mestres, treinadores e técnicos das equipes de taekwondo do Brasil não se deslocaram a Manaus com seus atletas. Eles já não acreditam no projeto desse grupo que se apossou da CBTKD, tampouco na seriedade daquele que está à frente da entidade. Isso porque o presidente provisório em exercício já há muito tempo perdeu a credibilidade perante os diversos professores e mestres deste país. No Rio de Janeiro, a impopularidade dele chegou a níveis altíssimos. Parte deste descrédito podemos certamente creditar a total falta de transparência no processo que elegeu Eduardo Guerra à presidência da Federação do Rio e da atual interinidade dada a Rogaciano Filho, como presidente da mesma federação. Os taekwondistas cariocas e fluminenses não estão entendendo nada.

Sempre é bom deixar claro, que as críticas não são para as entidades; estas merecem todo o respeito, pois estão muito acima dos gestores que por elas passam.

Você sabia:

que até o momento, o presidente provisório em exercício da CBTKD não providenciou aos participantes do curso da Kukkiwon (que pagaram R$ 250 pelos dois dias de curso) os certificados de participação? E que Também não entregou os certificados do curso do Jean Lopez (R$ 80)? No caso dos diplomas de dan da Kukkiwon, a entrega está sendo feita em suaves prestações. UMA BRINCADEIRA!!!

sábado, 21 de abril de 2012

Grão-mestre do Rio promove competição da amizade

250 competidores divididos em 26 equipes participaram, neste sábado, dia 21 de Abril, da Taça Rio de Taekwondo promovida pelo grão-mestre Milclei Matos. O evento ocorreu no Clube dos Subtenentes e Sargentos da Aeronáutica, na Zona Norte do Rio. Foi um congraçamento de professores e mestres amigos.
A vencedora foi a equipe de Niterói Highway One (foto), dirigida pelo mestre Ricardo Andrade.
Mais do que uma oportunidade para os alunos inciantes começarem a se desenvolver na seara competitiva, este foi um momento único de encontro de velhos amigos do taekwondo carioca.

Parabéns, grão-mestre, pela inciativa.


Você sabia:

Que em 2011 a Confederação Brasileira de Taekwondo fez um empréstimo de R$ 2 mil à Federação do Rio de Janeiro e que na Assembleia de Prestação de Contas deste ano, somente três federações (MG, RO e SP) questionaram o mimo à entidade do Rio? Fica também a pergunta: onde estavam os olhos dos conselheiros fiscais da entidade?

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Artigo primoroso no Tkdlivre

Em mais um artigo primoroso, José Afonso expõe no site Tkdlivre, para a comunidade taekwondista, as vísceras da gestão Carlos Fernandes, presidente provisório em exercício da CBTKD.
Afonso aponta a falta de eficácia, eficiência e efetividade de um dublê de dirigente que vem se consolidando apenas pela forma ditatorial de conduzir uma entidade de administração.
Neste artigo de leitura obrigatória, o leitor vai entender as amarrações políticas que fizeram de Carlos Fernandes o dono da bola do taekwondo brasileiro, quiçá por pouco tempo. Leia

Começa agora a sessão: VOCÊ SABIA?
Que a Federação do Estado do Rio de Janeiro, antes presidida por Eduardo Guerra, que largou a entidade para ser Diretor Financeiro da CBTKD, ainda não anunciou o novo presidente?

terça-feira, 17 de abril de 2012

PENSEM ANTES DE PROCESSAR

A Decisão do Juiz Laercio Sulczinski, no último dia 10 de Abril, é mais uma troletada na cabeça dos que querem assumir cargos de administração, mas não querem receber críticas da imprensa.

Olzemir Machado, presidente da Federação Gaucha de Taekwondo, queria pagamento por dano moral por se achar ofendido pelo que escrevera sobre ele o site Tkdlivre. Porém o Juiz disse: "não verifico a ocorrência dos postulados danos morais, razão pela qual resta imperativa a improcedência dos pedidos inicialmente formulados, nos termos que ora passo a expor”. O Juiz ainda acrescentou que Olzemir em sua ação não nega as acusações feitas: “Registro, ainda num primeiro momento, que os autores em nenhum momento negam, pelo menos de forma expressamente, a prática de qualquer um dos fatos alegados pelo demandado no seu blog em relação a forma como estaria sendo gerida a referida Federação de Taekwondo, restringindo-se a afirmar, apenas, que as matérias publicadas seriam depreciativas” e ressalta que as críticas estão “rigorosamente em compasso com a liberdade de imprensa e liberdade de informação intrínsecas a um Estado Democrático de Direito, salientando-se que as críticas efetuadas pelo demandado no feito em comento restringiram-se ao autor enquanto figura pública (presidente da Federação Gaucha de Taekwondo) e a forma como a referida federação estaria sendo gerida”. O Magistrado ainda afirma que “os comentários efetuados pelo réu, embora incisivos e deselegantes, não configuraram qualquer ato ilícito (calúnia, injúria ou difamação) em relação ao autor, não havendo, assim, como se falar na existência de danos passíveis de indenização”. E sentencia Olzemir a pagar as custas judiciais: “CONDENANDO os autores, por via de consequência, ao pagamento da integralidade das custas processuais e honorários sucumbenciais em favor da parte demandada que ora fixo em R$ 2.500,00”.
Mais uma lição para os Reis de plantão!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

COB pode travar liberação dos R$ 150 mil à CBTKD para serviços de assessoria técnica

Marcus Rezende

Um e-mail bombástico enviado por uma fonte que não me foi autorizado revelar, mas que me foi encaminhado, faz um alerta à diretoria do COB. O alerta é para que o Comitê Olímpico Brasileiro não libere a primeira parcela dos R$ 150 mil reais à CBTKD, destinados ao pagamento da empresa H M Machado Assessoria & Serviços Ltda, vencedora de uma licitação que está sob severa suspeição. O e-mail expõe ao COB as ilegalidades da licitação sobre a escolha das empresas concorrentes, às quais recaem fortes suspeitas de que entraram em uma licitação de cartas marcadas.
Diz o e-mail: “Srs. a publicação (do resultado do edital) somente foi feita no dia 21 de março, momento em que nenhuma empresa poderia mais concorrer pois o envio de carta à sede da CBTKD finalizou no dia 19 de março. Isso é notório e todas as mídias do taekwondo já estão ciente deste fato”, e completa: “Não queremos problemas com o Comitê Olímpico Brasileiro que certamente está sendo vítima deste descalabro”.
Outro detalhe constatado: a empresa vencedora é do ramo imobiliário e não possui, segunda a Receita Federal, autorização para atuar no ramo de assessoria técnica desportiva. “Não precisamos informar aos Srs. Dirigentes do COB que o TCU e CGU já informaram centenas de vezes em vários Acórdãos que o pagamento a qualquer prestador de serviço deve ser precedido de levantamento documental”, adverte, ressaltando achar estranho que uma comissão de licitação não tenha visto este fato. “Seriam todas elas pessoas de confiança do presidente?”, questiona, indagando se não estariam fazendo vista grossa. O autor finaliza o e-mail, alertando ao COB para as diversas matérias publicadas em sites especializados da modalidade e ameaça (caso a verba seja liberada) levar o caso à CGU e ao TCU, Corregedoria Geral e Tribunal de Contas da União, acrescentando que O Ministério Público Federal já tem conhecimento do fato.

sábado, 14 de abril de 2012

Associações de Taekwondo precisam de uma liderança nacional

Marcus Rezende

O taekwondo precisa de uma solução. E isso é urgente. As continuadas administrações incompetentes da CBTKD e de grande parte das federações estaduais está causando um irreparável dano ao futuro desta modalidade no Brasil.


Os atletas, professores e mestres, os que formam a base de todo o processo de surgimento de talentos, estão literalmente abandonados pelas estruturas administrativas. Parte significativa dos presidentes se preocupam mais com a arrecadação dos exames de faixa (ou com algum cargo dentro da entidade máxima), do que, por exemplo, com o reduzido número de praticantes registrados às entidades. E eles pouco se importam com a evasão de seus filiados. O dinheiro público está jorrando em CAIXA. Mesmo sabendo que a legislação desportiva preveja como imoral a duplicidade de funções, alguns presidentes não abrem mão dos cargos remunerados. Alguém pode entender isso como compra de voto? Você, leitor, entenderia assim? Em meio a excrescência, o fomento da modalidade, sobretudo o da arte marcial, está à míngua. Alguém tem que tomar a rédea de uma ação que traga, de forma congregadora, as agremiações deste país afora para um caminho participativo nas esferas competitivas de luta, arte marcial e poomsae.


Se o taekwondo continuar dependendo do sistema atual, viciado, com gente incompetente à frente das administrações que se sucedem, vamos continuar amargando derrotas em todos os níveis. É preciso que alguém assuma a ideia de trazer, sem intermediários, todas as associações deste nosso grande Brasil para um grande congraçamento.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Presidente provisório em exercício da CBTKD começa a cometer suicídio político

Marcus Rezende

O presidente provisório em exercício da CBTKD, Carlos Fernandes, não para de apontar sua metralhadora inquisitória na direção daqueles que discordam de suas ações. Os alvos agora são as federações de Rondônia, Minas Gerais e São Paulo.
A ira presidencial-provisória foi ensejada porque na última AGO o vice-presidente da Fetemg, Marcelino Barros, quis verificar as contas e constatou diversas irregularidades, (as quais tive acesso por meio de fotografias), tais como empréstimo de R$ 2 mil à Federação do Rio; omissões de lançamentos de valores de R$ 9.330 mil (Interclubes de Itabira); R$ 10.500 mil (depósitos da Fetemg); R$ 3 mil (taxa paga pela federação de Rondônia – campeonato nacional); receita de R$ 7.300 mil (Brasileiro em Florianópolis – segundo Marcelino, nesta competição, só MG pagou R$ 11 mil), entre outras irregularidades constatadas. O dirigente mineiro, bem como os de São Paulo e Rondônia não aprovaram as contas do período 2011/2012 da CBTKD.
O presidente próvisório em exercício, que parece desconhecer o que significa autonomia das entidades de administração desportiva, em retaliação, também pediu as contas das 3 entidades estaduais para, supostamente, iniciar um processo de desfiliação. Eu poderia aqui tecer diversas considerações sobre este assunto. Porém, a coisa é tão tosca, descabida e surreal, que deixo o juízo do caso para o leitor mais atento.
Eu só espero que as entidades inquiridas não deem atenção a esta cobrança sem propósito e a desqualifiquem de pronto, pois a prestação de contas das federações estaduais deve ser dada aos presidentes das associações filiadas, após aprovação do conselho fiscal do estado.
Neste episódio, o que nos causa mais estranheza é o fato de o Superintendente Técnico da entidade, Juliano Tomé, que assessora juridicamente o dirigente provisório, não o ter orientado a não cometer tamanha insanidade. Aliás, Juliano, na verdade, nem deveria estar fazendo às vezes de advogado, já que a entidade possui um corpo jurídico que ganha muito bem para fazer isso.
A imagem do jovem advogado (que também foi relator dos dois processos ilegais contra mim e o mestre Jair Queiroz, pelo que escrevemos), de certa forma, em meio a tantas besteiras cometidas pelo presidente provisório em exercício, tem ficado chamuscada.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Crônica bem humorada sobre “rebeldia juvenil”

Ms. Jair Queiroz


Estou vendo a hora da presidência da CBTKD compor mais uma Comissão Disciplinar, desta vez no intuito de “calar a boca” do Juninho, o garoto levado que anda escrevendo bobagens num blog chamado Taekwondo Gazeta.
Misterioso, malvado e mal educado, esse pequeno aprendiz de redator tem a língua solta e se mete em assunto de gente grande, falando pelos cotovelos, como se ele fosse o próprio atingido pelas resenhas, bem elaboradas, dos articulistas que ele ataca.
Esperto em criar neologismos (neologismo – palavras novas, que não constam do vernáculo português, como, por exemplo, “DEGRINIR”), ele surgiu do nada, usando o mesmo recurso que os profissionais da imprensa e mestres do taekwondo utilizam para se comunicar com a comunidade taekwondista, porém, no seu caso, faz isso de uma forma muito primária, típica de quem não tem intimidade com a matéria. Certamente nutre admiração pelos notórios críticos do sistema e seus artigos pontuais, que contribuem para tornar a galera mais consciente da atual situação política, tanto que resolveu imitá-los. Não deve conhecer, porém, o Estatuto da CBTKD, aprovado às escuras em nov/11, cujo artigo 50, §7, foi criado especialmente para enquadrar os colaboradores do taekwondo nacional que escrevem em blogs e sites.
Ocorre que o Juninho, que também assina com o singelo pseudônimo de Bryan Junior e segundo dizem, é a cara do papai, é um rebelde sem causa, metendo o bedelho onde não foi chamado. Garoto virtual, poucos já o viram pessoalmente e ninguém o conhece no meio do TKD. Não se sabe qual a sua formação ou a falta dela, mas sabe-se que surgiu de repente dando palpites de forma atabalhoada. De qualquer forma, “moleque sapeca”, seja muito bem vindo entre nós, porém aceite o conselho de quem tem mais experiência e procure um cursinho rápido de redação para principiantes.
Fique tranquilo, você nunca será censurado ou perseguido por nós, mesmo que nos ataque, mas se cuide em relação à própria CBTKD, pois segundo se comenta internamente, o presidente, quando rascunhou o texto que queria que fosse aprovado no artigo 50, §7, teria escrito o seguinte: “...será punido aquele que escrever bobagens em sites e blogs...”. Foi cortado, é claro, afinal tem uma boa assessoria jurídica para isso, mas deixou claro que não gosta de quem escreve bobagens, assim como você tem feito.
Ademais as coisas lá pela CBTKD não estão muito favoráveis aos da sua categoria. Não te contaram as últimas sobre os cortes dos atletas juniores de Brasília e o “quiproquó” para a participação dos demais no mundial do Egito? Adolescente folgado não tem vez lá não, pois não atrai grana. Ah, se não fosse a interferência dos presidentes da FETESP e FETEMG! Teriam que se contentar por terem conhecido Aracaju.
E sinto muito se “minhas entrevistas” te causam sono. Sei que são monótonas para alguém na sua idade, mas são necessárias, pois tratam de assuntos relevantes para o taekwondo brasileiro que está passando por uma crise institucional sem precedentes e nós precisamos estar de olhos bem abertos. Como você fica entediado, deixe essa leitura para quem se ocupa em buscar soluções para o coletivo do taekwondo e vá procurar alguma leitura mais leve, na categoria infanto/juvenil, ou brincar de herói com seus coleguinhas. Conheço um que está cada vez mais isolado e precisando da sua companhia.
Flw ae, brô, fika na moral!!!!!

O mestre Jair Queiroz , 5º Dan, é formado em psicologia e reside em Londrina – PR.

domingo, 8 de abril de 2012

O TAEKWONDO BRASILEIRO ESPERA POR ALGUÉM QUE FAÇA A COISA CERTA

Marcus Rezende,

Solenidade de abertura do 9º Campeonato Mundial Junior, em Sharm El Sheikh, Egito. A Seleção Brasileira não participou das apresentações iniciais, pois ainda voava em direção ao Egito, chegando só no dia seguinte

Sobre os resultados do Mundial Juvenil, é preciso dizer o seguinte: mesmo se o Brasil estivesse fazendo a coisa certa no que se refere ao taekwondo de alto rendimento, os resultados poderiam não ser diferentes dos que estamos vendo agora no 9º Campeonato Mundial no Egito, pois o nível internacional está muito alto. Porém, os resultados das lutas não seriam tão acachapantes como os que vimos em algumas categorias. E é isso que chama a nossa atenção para o sinal de alerta que já deveria estar ligado. Em alguns combates, os brasileiros foram derrotados por 13 X 0 e 14 x 0 e nenhum dos 13 atletas que compunha a reduzida equipe sequer chegou às quartas de final.


A diferença técnica, que não era tão grande em outros tempos, hoje é cavalar. Lembro-me que na segunda metade da década de 90, Márcio e Marcel Wenceslau, Diogo Silva e Walasse Ayres entre outros pequenos jovens brasileiros davam trabalho a turma internacional. Lembro-me também que, cada praticante tinha liberdade para se planejar em conjunto com seu técnico e que as seletivas para os eventos internacionais eram próximas às competições, mesmo da forma ilógica de seleções estaduais. Não havia grana pública para levá-los, mas eles já sabiam e se planejavam antes.


Eu sempre falei isso e vou repetir, os treinadores brasileiros, os formadores de atletas, estão desestimulados e não estão formando mais talentos. Há ainda alguns heróis que continuam tentando desenvolver um bom trabalho. Mas isso é muito pouco para o tamanho do Brasil. O desalentador é que há uma forte tendência a que estes abnegados também (daqui a um tempo) venham a desistir de formar atletas. Ademais, professores e mestres que possuem praticantes jovens matriculados em suas academias, não fazem a mínima força para que os meninos enveredem para o caminho do alto rendimento. Não vale a pena, pelo menos neste momento, onde uns poucos dirigentes se acham os donos do taekwondo no Brasil. O país está ficando muito pra trás. Isso porque o sistema desportivo da modalidade é anacrônico e fisiológico.


A receita é muito simples. Mas muito simples, mesmo. O problema é que os caras continuam complicando, porque são vaidosos e não aceitam dizer que estão errados ao manter a política destrutiva de Seletivas por federações, equipes formadas em ano anterior para o ano seguinte e, ainda, entre outras coisas, quererem ser responsáveis pela formação técnica dos atletas. Deixem isso com as academias, com os clubes e seus treinadores. Trabalhem em cima do fomento, pois entidade de administração estadual não tem a função de formar seleção, tampouco preparar atletas.


Mas um dia eles aprendem, ou, quem sabe, alguém assume esse trem e faz a coisa certa. O TAEKWONDO BRASILEIRO ESPERA!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A arte de sofismar de um presidente

Marcus Rezende

O presidente em exercício da CBTKD, Carlos Fernandes, não cansa de sofismar. A técnica utilizada para induzir os incautos ao erro, agora chegou ao paroxismo. A entrevista que ele concede ao site que ele mesmo comanda, por ora, chega a ser uma afronta aos atletas que foram cortados de última hora e que não viajaram com os demais, bem como aos que pagaram do próprio bolso para competir no Campeonato Mundial Juvenil.

Ficaria mais bonito para o presidente reconhecer que errou e explicar os fatos e não utilizá-los a seu favor. Em nota de repúdio a Federação do Distrito Federal, abre os microfones do seu site institucional para dar realce à insatisfação da comunidade taekwondista brasiliense, ressaltando o fato como “erro grosseiro de planejamento da CBTKD, de flagrante negligência, despreparo e total falta de responsabilidade administrativa e técnica da entidade”. E arrematam avisando que os pais dos alunos vão correr atrás dos prejuízos causados a seus filhos e que provocarão o Ministério Público Federal.

Em entrevista ao site da própria entidade (tem que ser lá, ou então na nova gazeta gazeteira do ilusionista Junior, um blog criado, não é preciso dizer por quem), o leitor percebe um discurso presidencial completamente destoante da realidade. Aliás, se a entrevista fosse concedida a qualquer outro jornal, ele teria que explicar detalhadamente o que houve para que deixasse ocorrer o vexame relacionado à Seleção Brasileira Juvenil que viajou para o Egito com 13 dos 20 atletas, no dia 02 de Abril, às 18:45, e só foi chegar ao local do evento no dia 04, ás 15:30, quando as equipes já haviam se perfilado para a solenidade de abertura.

O mais triste nesse episódio de representatividade brasileira esteve no fato de que o Delegado da Seleção Brasileira não foi um brasileiro, mas sim um português: César Valentin. Nada contra a pessoa do português. Ele foi o porta-voz da Kukkiwon aqui no Brasil, quando o órgão internacional realizou em Novembro passado o Curso Internacional e o Teste Especial de Equivalência de Dan. É até um sujeito muito educado e agradável. Mas cá pra nós, alguém consegue imaginar um brasileiro Delegado de seleções como a da Espanha, do México, dos EUA, de Portugal, etc? JAMAIS. Mas nesta gestão ÚNICA, isso aconteceu. Mais UMA para ficar na história desta mandato tampão.

O presidente fala com a maior tranquilidade sobre os problemas de falta de patrocínio para levar a equipe juvenil ao Mundial, justificando o quase cancelamento da viagem. Então, por que não avisou aos jovens, com antecedência, que não iria pagar a passagem deles? Para que o leitor saiba, alguns dos atletas que embarcaram pagaram do próprio bolso seus bilhetes aéreos. Os meninos de Brasília poderiam fazer o mesmo.

O mundo de sonhos vivido pelo nosso presidente, de que tudo está perfeito, de que o Uruguai o apoia para trazer o Mundial para cá, não deve ser o mesmo mundo que estão vivenciando os nossos atletas juvenis. Sobretudo Igor Lausen e Gabriel Alves, que foram cortados do sonho de participar de um Mundial Juvenil.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CBTKD consegue embarcar seleção de última hora para o Mundial Juvenil no Egito

Foi muita pressão por parte dos jovens atletas da Seleção Brasileira Juvenil, bem como do vice-presidente da Federação de Taekwondo de Minas Gerais, Marcelino Barros e do presidente da Federação de São Paulo, Yeo Jun Kim, para evitar que o Brasil pela primeira vez deixasse de disputar o Mundial da categoria.
Um e-mail encaminhado pela Gerente Administrativa da CBTKD, Maria Lúcia Ferracioli, no dia 30 de Março, comunicava aos atletas que a Agência de Viagens Tamoyo não pudera confirmar a emissão dos bilhetes aéreos. A mensagem se fazia assinada pelo Presidente da entidade e o Coordenador técnico, Junior Maciel (presidente da Federação do Amapá). Porém, na tarde de domingo, depois de muita pressão, a CBTKD conseguiu reverter o jogo e embarcar, nesta segunda, 13 dos 20 atletas que deveriam compor a Seleção para o 9º Campeonato Mundial Juvenil, no Egito, que começa nesta quarta, dia 04.
Agora é torcer para que os meninos consigam chegar em bom estado físico e psicológico para os combates e que o Brasil já tenha na cidade egípicia alguém para representá-lo, no Congresso Técnico.