Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Criador cria criatura pra falar por ele

Marcus Rezende

Existe um tal de Brian Junior no taekwondo brasileiro que não tem rosto e nem alma. Ele se confunde com o próprio criador quando o negócio é defender a atual gestão da CBTKD. Porém, ninguém o conhece. Ninguém nunca o viu. Ele é tão-somente uma figura virtual e de ficção, mas acha que manda no taekwondo brasileiro, não admitindo que falem mal dos gestores da CBTKD.
Parece confuso esse preâmbulo, né? Mas aos que já estão acostumados com as estripulias de Brian, desde a época em que o covarde escrevia em um blog anônimo, sem se apresentar, fica tudo muito claro.
Esse personagem tenta calar a minha voz, mas não consegue.
Em 2012, engendrou uma tentativa de cercear meu trabalho profissional como comentarista do taekwondo no canal SporTV.
Juninho sapeca (como passamos a chamá-lo) enviou cartinha aos responsáveis pela seleção de comentaristas das Olimpíadas, na tentativa de que a produção do canal pusesse outro profissional em meu lugar. Um ingênuo!



Ao receberem a cartinha
informando que a direção da CBTKD havia me aplicado uma suspensão, e que portanto eu não poderia ser comentarista, alguns profissionais da casa, que me conhecem desde o ano 2000, demonstraram um misto de incredulidade e indignação com tal postura.


Mas Brian Junior , depois da fracassada tentativa, quis ir mais longe. 
 Agora em Julho ele enviou anonimante ao Ministério da Justiça um pedido para que eu fosse punido pelo que escrevo.
Ele teria ficado com raivinha das publicações do meu Blog cujo teor é de críticas acerbas à gestão do atual mandatário da entidade.
A Corregedoria do órgão do qual pertenço não deu muita atenção ao pedido improcedente e sugeriu que o MJ arquivasse tudo, enviando-me o material que o anônimo Brian Junior preparou.
E Brian continua a defender o gestor da CBTKD. Mas não adianta, Brian; ele fala e faz muita besteira. Enquanto não trabalhar direito, continuarei a criticá-lo em defesa dos mestres, professores e praticantes de taekwondo do Brasil.

Quanto a esta tentativa infantil, quero informar ao anônimo que o fato, na verdade, ajudou a divulgar o meu trabalho e pode abrir (mais do que fechar) as portas.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Reginaldo Terra e a Nova Federação de Mato Grosso

Taekwondo participativo do mestre Reginaldo Terra
Marcus Rezende


   A primeira federação de taekwondo que surgiu no Brasil foi a do Rio de Janeiro, em 1982, por intermédio do grão-mestre Jung Roul Kim. O pontapé inicial dado por ele foi seguido imediatamente por outros mestres em outros estados do país. 
Ocorre que os dirigentes empossados nas federações recém-criadas acabaram não se dando conta de que uma entidade é tão somente uma entidade. Nada mais que isso. Para que ela tenha força, é preciso que os fomentadores da modalidade a acolham como a representante dos anseios da comunidade taekwondista
Todavia, ainda hoje há presidentes de federações por este Brasil afora que acreditam mandar na modalidade dentro do estado e que ainda tratam qualquer entidade nova que surja de clandestinas. É o total e completo desconhecimento da lei desportiva.
Obviamente que a Confederação Brasileira de Taekwondo só reconhece uma federação. Mas nada impede que uma outra possa trabalhar com a modalidade e de forma totalmente legal.

O preâmbulo acima é para fazer registro ao trabalho que vem desenvolvendo o mestre de taekwondo Reginaldo Terra, em Cuibá/MT. Terra é 6º dan e criou em Janeiro de 2014 a Nova Federação Matogrossense de Taekwondo (NFMT) já dentro dos preceitos de que uma entidade desportiva deve existir para servir e não para ser servida. Dessa forma, Reginaldo diz se orgulhar de possuir 60% dos praticantes do Estado de Mato Grosso registrados à entidade.

Com esta filosofia, o mestre de 40 anos apresentou à comunidade taekwondista um novo estilo de gestão desportiva, o qual vem sendo elogiado por mestres de peso como Yeo Jun Kim (SP) e Marcelino Barros (MG).

O mestre iniciou o aprendizado em Iporã (GO), aos 12 anos. Depois foi para Goiânia e treinou com os mestres Rildo Bueno e o lendário José Celestino Sobrinho. Passou a ensinar em 1993 na cidade de Barras das Garças (MT) fixou moradia em Cuiabá em 1998. 
Antes da NFMT, Terra  já alinhavava modos distintos de organizar o taekwondo na cidade. Quando criou a Liga Matogrossense, passou a alertar os faixas pretas sobre os direitos que possuíam em relação aos percentuais dos honorários dos exames de faixa  de cuja totalidade nada recebiam.

É nesta toada de gestão participativa que a NFMT  prepara para os dias 14 e 15 de Novembro deste ano, no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo Dom Aquino, na cidade de Cuiabá, um grande evento. Trata-se do 5º GP Brasil Taekwondo Latin América.
Segundo o mestre, a estrutura que está sendo montada é para engrandecer o taekwondo brasileiro.

Vamos torcer para que seja mesmo e que os dirigentes do taekwondo brasileiro sigam o exemplo deste novo desbravador taekwondista.