Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

COPA DE TAEKWONDO MARCIAL: receita aprovada com gosto de quero mais

Marcus Rezende

Incluir desportivamente a maioria dos praticantes de taekwondo foi o objetivo maior da Copa de Taekwondo Marcial, que ocorreu neste domingo, dia 17 de Maio, no Jacarepaguá Tênis Clube. E pela aceitação, já estamos preparando a segunda edição com muito mais estrutura.
O modelo de seis tipos de competições em um só evento foi muito bem aceito por quem participou ou esteve assistindo, sobretudo pelos mestres que fizeram parte da mesa de juízes ou que foram prestigiar. Veja o vídeo produzido pelo faixa-preta Rodrigo Sant'Anna http://www.youtube.com/watch?v=sdCS3grhT1A&feature=channel_page
Em uma mesma área de luta foram dispostas duas mesas. Uma com 5 juízes e outra com 3. De forma sincronizada, logo após uma sombra (kyurigui de semicontato), avaliados pelos três, entrava o poomsae individual ou em trio julgados pelos 5, cujas notas eram imediatamente levadas a um operador que as digitava em um banco de dados. Das cinco notas, a maior e a menor eram descartadas e o resultado apresentado na hora ao participante, na tela do computador.
Havia quem dissesse por parte do publico presente estar surpreendido com a beleza de uma vertente do taekwondo que ele desconhecia, quando os movimentos de sebon e hambon kiurigui foram apresentados.
O ponto alto da competição, no entanto, foram os saltos de Tio Ap e Tio Yop Tchagui (sobre um sarrafo), quando um primeiro Record foi alcançado por um jovem 8º Gub, Luã Victor, da Equipe ATAC. Ele alcançou a altura de 2,70m e pulou por sobre o sarrafo colocado a 1,50m. Esse foi o ponta-pé inicial para a inclusão de novos praticantes de taekwondo em competições diferentes dentro da modalidade e que podem agregar valor inimaginável àqueles professores que terão, a partir de agora, dentro de seu dojan, um estímulo a mais para um treinamento mais eficaz da arte marcial.

2 comentários:

Rodrigo Sant’Anna disse...

Grande iniciativa. Esperava ver isso há muito tempo. Estive presente e gostei muito do que vi. Parabéns ao Mestre Marcus Rezende, e a todas as pessoas que estiveram lá, competindo ou prestigiando.

Rodrigo Sant’Anna disse...

Pra quem não participou, fiz um pequeno vídeo, com um resumo do que aconteceu lá.
http://www.youtube.com/watch?v=sdCS3grhT1A&feature=channel_page