Marcus Rezende
Em 1969, Orides Stratis Alves, o “Folgado” (como todos o conheciam) começou a treinar com o mestre Jung Do Lim, em Cruz das Almas, na Bahia. Segundo Carlos Eduardo Loddo, o Caroço, estudioso da história do taekwondo e grande campeão dos anos 80, Folgado talvez tenha sido o primeiro praticante de taekwondo do Brasil, conforme depoimento no site TkdLivre.
Inicialmente essa figura simples e simpática era conhecida por servir de modelo às fotografias tiradas pelo grão-mestre Jung Roul Kim. Fotos estas que foram reproduzidas em pôsteres e publicadas em diversas revistas de artes marciais na década de 70. E nas fotos era sempre ele a observar mais de perto os pontapés do mestre Kim.
Somente nos anos 80 é que Folgado apareceu para o Brasil. Tive a oportunidade de conhece-lo em 1987 na academia do mestre Kim. Treinamos juntos. Ele, com um jeito de lutar, elevando a perna da frente, e totalmente fechado, dificultava muito as entradas e, apesar de uma idade bem mais avançada que a minha, bloqueava com o joelho e estendia a perna em Yop Tchagui com precisão. Às vezes mantinha a distância e fazia movimentos de step precisos. Quem treinou com Folgado também foi Carlos Fernandes, atual presidente da FTKDERJ e que foi um grande vencedor de contendas nacionais na segunda metade da década de 80. Ele disse que em 1987, no treinamento da Seleção Brasileira que se preparava para os Jogos Pan-Americanos, fez uma luta com Folgado e chegou a se irritar com certa dificuldade encontrada por conta da noção de distância e steps precisos demonstrados.
No último dia 19 de junho, um atropelamento ceifou a vida desse andarilho do taekwondo.
Que a história desta arte marcial tenha um pequeno espaço para Folgado ser lembrado.