Marcus Rezende
Quando se fala em fomentar o taekwondo - para que tenhamos no futuro, além de atletas, muitos praticantes dessa belíssima arte marcial -, podemos propor ações simples e de bons resultados, sem grandes gastos adicionais às entidades responsáveis pelo desenvolvimento da modalidade.
Vamos aqui propor duas delas cujas realizações certamente trariam retorno de fomento muito importantes.
Em primeiro lugar, a entidade responsável precisa ter um site atualizado. É por esta ferramenta, na verdade, que o internauta interessado no TKD vai conhece-lo e perceber sua organização. O site é, sem dúvida, o próprio endereço de uma associação ou federação; é quase sempre considerado a sede da entidade. Quanto mais organizado, com tudo o que a tecnologia hoje pode oferecer, mais impressionado ficará o futuro praticante que procure conhecer a modalidade por meio do site.
Um dos links que não podem faltar no endereço eletrônico é o que informa onde o futuro praticante pode treinar o taekwondo.
Daí por diante o caminho fica livre para se sair em campo e fazer com que as academias e clubes comecem a receber novas matriculas. A ação mais interessante é apresentar ao público o que ele realmente vai aprender a curto e médio prazo. Diferentemente do que muitos acreditam como resultado eficaz, a demonstração tradicional com piruetas e quebramentos pirotécnicos pode até impressionar a quem assiste. No entanto, o leigo não se enxerga realizando aqueles movimentos. O ideal, na verdade (e foi o que eu e meu grande amigo Ricardo Andrade fizemos em Niterói e com bons resultados para a nossa Escola HO Kwan) é convidar professores com seus alunos de todas as graduações para um aulão em lugares onde há grande fluxo de pessoas – para que, organizadamente, apresentem o taekwondo àqueles que ainda não o conhecem ou tão somente o vejam como um esporte de protetores e bandais pouco eficientes enquanto arte marcial.
No entanto, o segredo desta aula está na organização. É preciso entender que as pessoas que vão passar pelo local, podem ficar assistindo o tempo inteiro, mas também podem parar somente por dois minutos e ir embora. O organizador do aulão precisa fazer com que o apressado, em dois minutos, consiga ver tudo o que se pratica em uma aula de taekwondo. Os alunos precisam ser divididos em grupos. Um, treinando movimentos básicos; outro, fazendo (no frente a frente) movimentos de ataque e defesa (Ham Bom ou Se Bom); mais adiante, outro fazendo poomsae; e ainda dois outros: um chutando raquete e o outro fazendo luta de competição ou luta de arte marcial (sem protetor). Cada grupo obviamente dirigido por professores. O sujeito irá sair do local com uma visão ampla da modalidade.
O local do aulão teria de ser ornamentado com pelo menos dois baners da entidade com os seguintes dizeres: “ Saiba onde praticar Taekwodo. Acesse o site...”. Ainda assim, dois voluntários estariam no local com panfletos informativos da entidade em cujo texto estaria exposto os endereços das academias ou clubes onde se pode praticar o taekwondo.
Diante do que foi mencionado, eu pergunto: tal ação despende de grandes gastos? Lógico que não. É só querer e partir a campo.
Um comentário:
Vou apenas acrescentar uma frase, que com certeza, traduz o texto acima e tudo aquilo que poderia ser posto em prática pelas entidades responsáveis, mas enquanto isso:
"QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER".
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