Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Taekwondo carioca tem nome: MANOELA PONTUAL


Muita gente sabe que sou radicalmente contrário ao modelo de competição nacional por federações. No entanto, enquanto a galera do poder não muda as coisas e faz o esporte como deve ser, vamos exaltando quem merece. As mulheres do Rio de Janeiro estão de parabéns. Arrebentaram no Brasileiro 2010..

Em nome de todas as taekwondistas do Rio de Janeiro e do Brasil, peço licença para fazer uma homenagem mais do merecida a uma atleta que considero como símbolo da disciplina, garra, perseverança, cortesia, integridade, autodeterminação e espírito indomável.

Seu nome é MANOELA PONTUAL.

Uma mulher que ainda jovem já pode ser considerada uma veterana, tantas foram as competições que disputou. No entanto, ainda hoje, a cada competição que aparece, lá está ela: forte, preparada, concentrada e atenta a tudo o que seu técnico mandar, motivada como se fosse uma iniciante. Ganhando ou perdendo, a cabeça está sempre erguida, respeitando árbitros, dirigentes e todos a sua volta.

Ano passado, antes do Campeonato Brasileiro de 2009, a encontrei na Academia Delfim, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Era dia de treinamento da Seleção Carioca. Eu nem sabia que ela fazia parte da equipe, pois não estava, até aquele momento, acompanhando de perto as seletivas. Quando a vi, me surpreendi: “Ué, você aqui”, e brinquei: “Você não cansa de competir, não?”.

Quieta e caladona, característica própria, apenas sorriu.

Para Manoela, o título de campeã brasileira de 2010 deve servir de exemplo a todas as atletas do Brasil. E que ela seja uma atleta símbolo para as jovens lutadoras cariocas que podem surgir como esperança para as Olimpíadas de 2016.

Parabéns, campeã!!!!

4 comentários:

ACT disse...

parabens manu! vc é o grande exemplo do nosso tkd,que pena que a federação não reconheçe os esforços de nossos atletas quando viajam por conta propria,e não dão nenhum tipo de apoio, taí o resultado.O RJ campeão geral do 37º campeonato brasileiro parabens a todos os integrantes da equipe.
mestre Ademir araujo
Natal Rio grande do norte.

BLOG DO ALVINHO disse...

O esforço físico, a dedicação ao esporte se converteram em um grande resultado.
Seis vezes campeã brasileira.

Cepe de Caxias disse...

pode ver de perto a grandiosidade dela, não so para as meninas + para todo o atleta que almeja ser um campeão. me orgulho muito de morar no mesmo estado que ela. Parabens manu, eu tava la do seu lado lembra !!

Unknown disse...

MANU, MEUS PARABÉNS POR MAIS UM TITULO IMPORTANTE EM SUA CARREIRA. AFINAL VOCÊ MERECE MUITO MAIS, PORQUE VOCÊ ALÉM DE SER UMA EXCELENTE ATLETA, É UMA EXCELENTE PESSOA. QUE AMA O QUE FAZ... UM GRANDE ABRAÇO E MUITAS VITÓRIAS NA SUA CARREIRA! ASS: DANIEL DA CRUZ