No último dia 7 tive o prazer de fazer parte da banca examinadora de um grande amigo, o grão-mestre Milclei Matos. Ele promoveu à faixa-preta nove alunos, bem como graduou ao 2º e 3º Dan mais três. Dentre eles Eduardo Lopes, aluno antigo, que fez um belíssimo exame. O evento ocorreu em Vila Valqueire no Centro Comunitário do Deputado Estadual Marcelino D’Almeida, local onde o grão-mestre ensina gratuitamente.
Antes do exame dos faixas-pretas, diversos alunos foram examinados para as faixas coloridas em uma grande festa.
No discurso, agradeci pelo convite, parabenizei os participantes e disse que para largar a família no final de semana, só mesmo para atender a um convite de um grande amigo. Lembrei do exame que realizei com o mestre Ricardo Andrade, em Niterói, no qual Milclei se fez presente sem nada cobrar por isso.
E, da mesma forma, sempre que convidado pelo amigo, a reciprocidade é a mesma, dentro desta grande amizade marcial.
Não faz muito tempo que mestres do Rio de Janeiro sofriam para poder examinar seus próprios faixas pretas e receber integralmente os devidos e merecidos honorários, sem precisar repassá-los a um grão-mestre ou a um presidente de federação. Depois que Carlos Fernandes assumiu a Federação do Rio, esse problema acabou. Hoje, com nova administração, mesmo com as dificuldades ainda existentes, o sistema de liberdade para os mestres cariocas examinarem seus alunos deveria servir de exemplo para presidentes de federações de outros estados.
2 comentários:
No Ano que Vem serei EU...Parabens Pelo Blog muito Informativo...
Obrigado pela sua presença no nosso evento. Digo nosso pois faço parte do grupo do mestre Milclei desde a faixa branca, e ter chegado à faixa preta dentro dessa família é motivo de orgulho. Caso o sr não se recorde, conversamos rapidamente após o exame. Se puder visitar o meu blog e deixar sua opinião, fico grato. Parabens pelo seu trabalho, virei leitor! Abraços
Postar um comentário