Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sub 21 tem que ser competição ÚNICA

Marcus Rezende

Eu fico pensando aqui com meus botões: por que o SUB 21, quando surgiu com a ideia de detecção de talentos futuros, acabou se tornando algo tão difícil de ser entendido? Não há como compreender o que pretendem quando definem competições de categoria Adulto na mesma data da Sub 21. Afinal de contas, quem tem 18, 19 e 20 anos não é adulto? Ou seja, quem tem 20 anos não luta mais com quem tem 22 anos ou mais? Tudo agora vai se resumir em um enfrentamento em Seletiva fechada no final do ano? Não é muito mais lógico realizar a competição em data separada, até mesmo para que jovens de 16 a 20 anos possam competir depois na classe oficial (no Brasileiro, Interclubes e na Copa do Brasil, ) e aí se defrontarem com os mais velhos,como sempre foi?

A SUB 21 deveria ser realizada de forma independente, no máximo em conjunto com a categoria master. Já falei isto aqui e estou repetindo. O SUB 21, em verdade, foi um dispositivo criado a partir dos investimentos propiciados ao esporte. É o caminho para a detecção de talentos e o direcionamento dos investimentos.

Por que complicar algo tão simples?

No Campeonato Brasileiro, por exemplo, tradicionalíssimo, pela primeira vez teremos dois campeões brasileiros. Os que têm mais de 20 anos e os que têm menos de 21. O jovem de 19 anos, por exemplo, poderia ser campeão em ambas, em duas datas distintas. Do jeito que está, por conta desta subdivisão, o atleta com mais de 21 pode não ser de fato o verdadeiro campeão brasileiro, pois vai sempre deixar de enfrentar outros de seu peso com menos idade.

E mesmo o atleta juvenil de 16 anos, que também é um SUB 21, vai acabar se prejudicando quando ocorrerem competições dessa categoria com aquela.

Ainda é tempo de descomplicar.


4 comentários:

Saatkamp disse...

Sem contar que pode aumentar o publico do campeonato...Mas a grande verdade,na minha opinião é que no taekwondo falta campeonato.Comparado principalmente com o judo e jiu jutsu.

Ricardo Andrade disse...

Podendo complicar, prá que facilitar?

Thiago Oliveira disse...

Concordo com o que Saatkamp apresentou. Estou afastado a algum tempo da realidade do tkd, mas o que acredito mais necessitarmos são mais campeonatos a preços acessíveis aos praticantes de todos os lugares! conhecia diversos atletas bons dentro do ringue mas, devido as gigantescas dificuldades financeiras que sua realidade (e o tkd nacional) os impunha, são impossibilitados de participar das competições "oficiais".

PS: Sub 21 para percebermos novos talentos em crescente? Mas fazemos isso a tempos sem essa competição...

Marcus Rezende disse...

Para se ter uma idéia mais clara. Imagine o Governo ou as empresas resolvendo despejar grana em atletas que vão ter a idade para competir em 2016 ou 2020, mas que, no entanto, precisam saber antecipadamente quem vai ter idade para isso nessas datas. A entidade busca conhecer estes atletas por meio de uma competição com quem tem menos de 21 anos. Tal competição é tão somente para se saber em quais jovens vale a pena despejar os investimentos. Para que, dessa forma,continuem treinando. O objetivo: alcançar o nível competitivo necessário.
Não tem mistério. A coisa é simples.