Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Significado prático de se possuir um “P” do CREF

Aos 15 anos três amigos começaram a treinar taekwondo. O mestre dos três os ensinou todas as técnicas da arte marcial, bem como a melhor forma de repassa-las aos novos alunos. Os três ingressaram juntos na faculdade. Cada qual escolheu um curso distinto. Um escolheu fazer Educação Física, o outro Administração e o terceiro Direito.

O que escolheu Educação Física, permaneceu treinando e encontrou uma academia para ensinar o taekwondo. Nos anos de faculdade treinou regularmente e ensinou taekwondo em alguns colégios. Aprendeu as bases de diversas modalidades esportivas e ao se formar, tinha uma visão bem mais ampliada dos esportes no geral.

O que optou pela Administração, fez seu curso regularmente. Todavia, dedicou-se inteiramente ao conhecimento do taekwondo.Viajou para diversos países do mundo e interagiu com mestres de diversas escolas de taekwondo. Passou a ensinar a modalidade, calcado em diversas experiências apreendidas.

O terceiro amigo, ao mesmo tempo em que estudava direito, mantinha seus treinamentos regulares, além de ensinar a modalidade em colégios e clubes. Era fascinado tanto por competição como pelo aperfeiçoamento das técnicas dos poomsaes. Ávido leitor, conhecia como ninguém a evolução técnica do taekwondo competitivo no mundo. Sabia como ensinar as técnicas de competição, bem como preparar técnica e taticamente um praticante interassado em competir. Desenvolvia todo o seu trabalho em parceria com preparadores físicos especialistas em treinamento desportivo.

O primeiro, formado em Educação Física, obviamente possuía CREF.

O segundo (administrador) era registrado em seu Conselho de Administração, obviamente não possuía CREF.

E o terceiro (advogado) tinha registro na OAB, por que teria CREF?

Se um aprendiz quisesse apenas praticar arte marcial, a quem você o indicaria?

Se um aprendiz quisesse tornar-se um grande campeão, a quem você o recomendaria?

3 comentários:

mag tkd disse...

Sinceramente acho que o mérito da questão não seja tão simplista assim, não podemos descartar a experiência e sabedoria dos mestres mesmo que esta seja advinda do empirismo.
Por outro lado passei 4 anos da minha graduação na faculdade batendo na tecla, quanto a formação dos profissionais de Educação Física e de que forma lidariam com as artes marciais de modo geral...........não obtive resposta.
Quando um profissional sai das cadeiras universitárias e nunca teve vivência alguma em lutas será como um cego perdido na multidão.
Também acho falta de parâmetro o CREF querer enquadrar os professores de artes marciais nos seus quadros imputando-lhes a obrigação de pagar anuidade com o mesmo valor de um profissional de Educação Física.
Mas, enquanto não tivermos representatividade política estaremos sujeitos a absurdos como estes. Ex.: Professor de Taekwondo sem CREF é obrigado a pagar: Federação + Confederação + Cref.
Professor de Taekwondo com Cref: Federação + Confederação + Cref.

Marcos Magalhães ( MAG )

Re Sodré disse...

Se os outros dois se interessavam tanto pelo esporte e investiram tanto em estudos e viagens... Porque não seguiram o ramo esportivo e fizeram tbm faculdade de educação física? No que um advogado poderia contribuir para o direito com a “evolução técnica do taekwondo competitivo no mundo” se ele tivesse feito Ed. Física, no míííínimo um tcc ele faria sobre o tema. Ou será que o administrador aprendeu algo sobre vo2max, ciclo de Krebs ou pelo menos o porquê “daquela” série de abdominal “naquele” dia específico para treinar seus atletas?? ou sabe algo sobre pedagogia e didática para ter idéias de como tornar sua aula mais agradável?? Infelizmente ou felizmente existem coisas que não aprendemos em viagens, nem com outros mestres nem com toda sabedoria extrínseca que possa existir, e sim, aprendemos com nós mesmos a partir do mínimo de base que temos na nossa graduação. Minha resposta? Eu indicaria o profissional de Ed. Física não pelo conhecimento de qualquer um dos 3 e sim, por exercer a profissão que ele gosta, no ramo que ele escolheu e ter de fato investido pelo menos 4 anos nisso... e isso demonstra mais amor e paixão ao esporte do que os outros.

Umberto dos Santos disse...

Estudar Educação Física é estudar o desenvolvimento motor desde do período gestacional até o final da vida.
Entender este desenvolvimento é fundamental para esinar e respeitar as dificuldades do aprendizado, é fundamental para o treinamento técnico avançado.
No meu ponto de vista o ideal é ter uma equipe de ensino multidiciplinar, unir o conhecimento destes amigos, talvez transforme um menino em um campeão, ou um cidadão campeão para a sociedade.
Marcos, achei seu blog incrível espero ter contribuido para o mesmo.
Um forte abraço.
Umberto (amigo do Ney Maurício na preparação física no Vasco em 2001)- lembra!!!