Páginas

domingo, 27 de março de 2011

A saga de um passaporte







Pessoal, vou fazer um relato e dar uma dica para quem precise com urgência tirar o passaporte e queira fazê-lo no Aeroporto Internacional do Galeão.


Para quem não sabe, o serviço no Galeão era realizado na Praça Mauá, onde, apesar da fila, 70 máquinas estavam em funcionamento. Hoje, no Galeão, são apenas 10.


Hoje, como se sabe, o agendamento é feito pela internet, no site da PF. Mas, quando se tenta, não se consegue data próxima. O jeito é ir diretamente ao posto, no aeroporto. Eles abrem 10 vagas todos os dias para encaixe junto aos que já estão previamente agendados. Só que para se conseguir uma das 10 vagas, você precisa chegar ao Galeão entre 22 e 23 horas do dia anterior. Isso mesmo: dormir nas cadeiras e esperar a primeira avaliação de documentos às 7h da manhã; a segunda checagem (oficial) a partir das 8h e a definitiva, após serem atendidos os agendados do turno da manhã.


Eu fiz a peregrinação. No primeiro dia, cheguei às 04:30 e fui o número 21. havia uma lista no quadro onde as pessoas colocavam o nome à caneta.


Às 7h, o Policial Federal responsável pegou a lista do quadro e informou (o que até aquele momento eu ainda não sabia) que seriam atendidos somente os 10 primeiros. Mesmo assim, que os demais aguardassem, pois nem todos apresentavam documentação completa. Fiquei aguardando, até que desistências e faltas de documentos levassem o policial ao 16º nome, isso às 9 da manhã, quando ele encerrou e mandou que os que sobraram acessassem o site da PF entre 10 e 10:05h, pois nesse horário, cerca de 80 vagas surgiam para o dia seguinte. Só que dificilmente se consegue. Parece que despachantes e Agências de Viagens se antecipam em favor de quem paga por isso.


A solução foi fazer o mesmo que uma senhora que fora a número 01. Ela chegou às 23h do dia anterior. Assim agi. Cheguei às 22:30 trazendo comigo a lista que eu afixaria no quadro. Não é que já havia uma pessoa esperando à minha frente.


Resumindo. No dia seguinte, resolveram que só atenderiam cinco pessoas.


Eu fui atendido às 11:45, após 13 horas e 15 minutos de espera. ESTAMOS NO BRASIL.


DOCUMENTOS


Apresentei a GRU paga, o nº do protocolo do cadastro que é preciso preencher no site da PF, meu passaporte vencido, RG, CPF (não precisa cópia), título de eleitor com comprovante de que votei nas últimas eleições. Caso você não tenha o comprovante, é muito simples: entre no site do TSE e coloque seus dados e imprima a certidão. Quem tem entre 18 e 49 anos deve também levar certificado de reservista. A foto para é tirada na hora e o passaporte fica pronto em seis dias úteis.

Nenhum comentário: