Páginas

domingo, 15 de setembro de 2013

Secretário Geral da WTF dá mais explicações sobre fórmula de escolha de atletas às Olimpíadas do Rio

O Secretário Geral da Federação Mundial de Taekwondo (WTF), Jean Marie  Ayer, divulgou mais detalhes sobre como se dará a escolha dos atletas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Um pouco diferente do que disse em entrevista ao MasTaekwondo, o Gerente de Projetos do Gran Prix, Adit Arora.
 É certo que após a etapa final do Grand Prix, em 2015, os seis atletas mais bem posicionados no ranking Olímpico já estarão automaticamente classificados para os Jogos. Todavia, se houver em uma categoria dois atletas de um mesmo país entre os seis primeiros, um deles ficará de fora, dando lugar ao sétimo posicionado da categoria. E também, se houver empate de pontos entre atletas, toma a posição da frente aquele que tenha feito mais pontos em competições mais importantes.
   Nas últimas Olimpíadas, em Londres, a Seletiva Mundial classificou 11 atletas da Asia e 11 da Europa; dois das Américas e ninguém da Africa e da Oceania. Hoje, utilizando-se da pontuação do ranking, a Europa teria 20 atletas, a Asia, 15; as Américas, 10; a Africa , 2 e a Oceania 1.  Mas estes números devem mudar a partir de 2014, pois é certo que os asiáticos, a partir de agora, vão se fazer presentes em todos os circuitos chancelados pela WTF.
   As demais vagas para os Jogos serão disputadas por meio das seletivas continentais. Porém, o número de vagas vai diminuir. Antes, Asia, Europa, Pan América e Africa tinham direito a 24 vagas, cada. A Oceania, a oito. Agora, estes quatro continentes terão direito a 16, mas a Oceania permanecerá com as mesmas oito vagas. Jean Marie acredita que dessa forma haverá mais equilíbrio.

Outro detalhe importante: o país que conquistar, por exemplo, três vagas por meio do ranking, segundo o que explicou o Secretário Geral, somente poderá disputar uma única vaga na Seletiva Continental. Assim sendo, o único meio de um país levar mais de quatro atletas às Olimpíadas (com limite máximo de oito) será através do ranking. O Brasil, por ser sede, já tem garantidos dois atletas no Masculino e dois no Feminino. 
  Pelo que ficou claro, se ao final do Grand Prix de 2015, por exemplo, Diogo Silva, Márcio Wenceslau, Guilherme Dias ou Natalia Falavigna conseguirem pontos que o ponham entre os seis primeiros do ranking,  à CBTKD caberá as vagas restantes.
 O Secretário Geral ainda falou de alguns outros detalhes, mas ficamos por aqui.

Fonte: MasTaekwondo