Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

HAEDONG KUMDO: a arte marcial da espada coreana

Marcus Rezende

Foto: grão-mestre Jeong Seon Kim e Alexandre Coelho

    Haedong kumdo é uma modalidade marcial de origem coreana com mais de 1500 anos, cujas técnicas estão baseadas no aprendizado do uso de espadas e que visa o treinamento em forma de combate real.
   Dentre os métodos de aprendizado do HK estão o Corte de Bambú, Palha, Papel, Combate, Dança com Espadas, Apagar Velas, Formas com uma e duas espadas.
   O fundador de um dos estilos da modalidade é o sul-coreano Jeong Seong Kim, Grão-Mestre que também preside a Federação Mundial de Haedong Kumdo. Entre os discípulos de Kim está o o catarinense Alexandre Coelho, que também é mestre em taekwondo, 6º Dan, e que se formou faixa preta da modalidade em 2008.
   Com o propósito de difundir a nova arte marcial por todo o Brasil, Alexandre fundou no dia 13 de Julho a Confederação Brasileira de Haedong Kumdo e convidou para Presidente de Honra da entidade o Grão-mestre de Taekwondo, Yong Min Kim.
    As graduações do HK são parecidas com as do taekwondo, porém começam no 8º Gub e não no 10º (como no taekwondo). As faixas são branca, amarela, verde, azul, azul com vermelha, roxa, vermelha, vermelha com preta e preta 1º dan. Segundo Alexandre Coelho, que preside a CBHK, a política de exames de faixa 
da modalidade é bem diferente da realizada no taekwondo brasileiro. Ela está mais baseada em custos de registro com as entidades nacional e internacional.
O aprendizado no Brasil desta nova arte ainda está restrito aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Porém, Alexandre, juntamente com o vice presidente da entidade, Wellington Franke e o Diretor Técnico, Carmo Dabrowa, pretende ministrar diversos cursos pelo Brasil visando a expansão da modalidade. Em alguns destes cursos, também contará com a presença do Grão-mestre JS Kim.