Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Olimpíadas 2012: não há muito o que pensar

Marcus Rezende

Mesmo com o sistema de definição de seleção brasileira degringolado há muito tempo, por sorte ainda temos algumas estrelas. Portanto, diante de tal conjuntura, todas as fichas deveriam ser depositadas em cinco nomes:Natalia Falavigna, Márcio Wenceslau, Diogo Silva, Leonardo Santos e Kátia Arakaki.O foco agora é tentar classificar o máximo de atletas para os Jogos Olímpicos de Londres, ano que vem. Em paralelo, desenvolver novos processos de fomento e de alto rendimento condizentes com o tamanho do Brasil visando 2016.
A primeira tentativa será em Julho, na Qualificação Olímpica Mundial, em Baku, Azerbaijão. Em minha opinião, a CBTKD deveria investir todas as fichas nesses nomes. Todavia, para esta primeira investida (16 a 19 de Julho - foi modificado para 30/06 a 03/07), Leonardo ficaria de fora se preparando para janeiro de 2012 na qualificação pan-americana. Creio que Natalia já se classifique este ano. Para os outros a parada mundial é duríssima. Restaria então a segunda oportunidade. Em minha avaliação, apesar de na qualificação Mundial Diogo e Márcio reunirem mais chances que Leonardo, na Pan-Americana nosso peso-pesado já aparece em melhores condições que Diogo.
Ainda que Márcio e Diogo não consigam a classificação na fase Mundial, a prioridade para tentar a vaga em Janeiro de 2012 (corrigindo: novembro de 2011), no México, continuaria sendo de Márcio. E com ele Leonardo e Kátia. Talvez seja esta a receita para conseguirmos levar os 4 atletas às Olimpíadas de Londres.

2 comentários:

Ricardo Andrade disse...

Mas ainda há tempo de reverter, em médio e longo prazo... talvez até em curto prazo, pois na realidade pelo atual sistema seletivo falho da Seleção Brasileira, devemos ter "n" valores pronto prá "eclodir", faltando somente as competições internas de alto nível acontecerem. Aproveitemos a "limpa" na cbtkd prá "limpar" também os egos bizarros que "cospem" projetos viciados, direcionados e que só fazem perpetuar a situação cômoda e de locupletação financeira com o dinheiro públco. Vamos fomentar a base na prática do taekwondo. Exemplos temos de sobra: natação, judô, atletismo, vôlei etc. Que tal começarmos 2011, com a elaboração do Ranking Nacional? E vamso esquecer esse lance de CTs. O Brasil é mais que muitos continentes, Não há viabilidade geográfica para tal conduta. E mais, os atletas chegam lá e conquistam resultados pelo trabalho realizado em suas bases, com seus professores, salvo raras exceções. Querem alguns nomes: Guilherme Mazoni, Marcel e Márcio Wenceslau, Carlos Costa, Márcio Eugênio etc, com Carlos Negrão. Carmen, Walassi, Natália etc, com Clóvis Aires. Diogo Silva, Valdir Valério etc, com Tilico. Ana Paula, Manoela etc, com Evandro César. Dentre muitos e muitos outros. Pode até haver disponibilidade para encontros sazonais, a fim de se trocar idéias e informações. Tomara que o atual presidente da CBTKD, esteja se cercando e respaldando de uma verdadeira equipe profissional, a fim de realmente virar a página do tld brasileiro, fechar o volume, arrancar algumas boas páginas, lacrar e jogar fora. Forte abraço!

Ricardo Andrade disse...

Em tempo: apesar de existirem muitos outros nomes de atletas e técnicos de excelente nível, não posso de deixar de mencionar uma granda safra produzida por Fernando Madureira: Rodrigo Ferla, Flávio Alves, Tchê Tobias etc.