Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Justiça seja feita à Kukkiwon

Justiça seja feita. Ao acusar a Kukkiwon de desorganizada acabei cometendo uma injustiça, pois a desorganização mesmo foi da CBTKD quanto ao adiamento do curso e nevelamento de dans da Kukkiwon. Após traduzir o ofício pude verificar que a Confederação solicitou o curso e o nivelamento em 14 de Julho e a Kukkiwon aceitou fazê-lo, pedindo encaminhamento dos documentos dos pretendentes brasileiros até 20 de Setembro. O prazo não foi cumprido. No dia 23 de Agosto, pela manhã, puseram no site a divulgação do evento, mas retiraram horas depois de publicado. Nesta publicação, que pude printar e imprimir, constava como data limite para a entrega dos documentos o dia 12 de Setembro. Eu havia visto e fiz a propaganda aqui no Blog, inclusive fiz minha inscrição e recebi resposta positiva do senhor Cesar Valentin (que estava respondendo pela CBTKD) em 28 de Agosto. Porém, a divulgação oficial do evento só foi republicada no site da confederação em 16 de Setembro, já com uma série de exigências, difíceis de serem cumpridas em prazo tão curto. Umas delas (a qual a Kukkiwon não requer) era a da apresentação de certificados e registros das entidades estaduais como condição de se inscrever ao curso da Kukkiwon. O prazo para a apresentação de tudo era 28 de Setembro. O que ocorreu? Greve dos bancos. Mas também a greve não justificaria a não apresentação dos documentos, pois tudo foi pedido por e-mail.
E aí prorrogaram mais uma vez a data das inscrições para a semana seguinte, mas a realização do evento na primeira semana de Novembro já estava comprometida.
A conclusão clara a que chego é a seguinte. Se no dia 23 de Agosto não tivessem retirado do ar o que fora publicado e se não dificultassem a vida dos pretendentes com exigências de certificados inócuos, os brasileiros teriam feito suas inscrições e a CBTKD teria encaminhado tudo, tranquilamente, até a data requerida pela entidade internacional.
Minhas desculpas a Kukkiwon por, intempestivamente, tê-la acusado de desorganizada.

Nenhum comentário: