Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Natália dá a volta por cima e se classifica para as Olimpíadas

Marcus Rezende

Natália conquista a vaga para as olimpíadas de Londres e prova mais uma vez o que venho falando desde 2002 aos gestores da CBTKD: o taekwondo é um esporte individual e como tal deve ser tratado. Assim sendo, os atletas devem treinar com os seus próprios treinadores.

A nossa menina de ouro, desde o começo de sua carreira desportiva nunca se prendeu aos planejamentos desorganizados da entidade nacional ao longo destes 10 anos. Ela sempre teve ao seu lado os técnicos que ela mesma escolhia. Nunca aceitou interferência de comissão técnica alguma da entidade nacional, que não estivesse no seu próprio planejamento. O resultado disso foram as conquistas ao longo destes 12 anos de carreira. Vamos citar somente três: o Mundial Juvenil de 2000; o Mundial adulto de 2005 e a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Natália ficou dois anos parada e quando retornou aos dojans foi buscar no norte-americano Jean Lopez, um dos maiores técnicos do mundo, o suporte para a classificação olímpica. Tentou a medalha nos Jogos Pan-Americanos, mas ainda estava sem totais condições físicas. Perdeu em sua primeira luta. Viajou para os EUA com o novo treinador, Reginaldo dos Santos, visando a preparação para a conquista da vaga neste dia 20 de Novembro.

Desembarcou no México, venceu a fortíssima cubana Glehnis Horta e nem precisou fazer a final com a Mexicana Maria Del Rosário Spinoza, que se absteve de lutar, deixando o título para a brasileira.

O Brasil reedita em Londres os mesmos atletas das Olimpíadas de Atenas, em 2004: Diogo e Natália.

Vamos ver se a lição é apreendida ou se a teimosia continua.