Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

A quem serve as federações de taekwondo


Marcus Rezende

Cá pra mim, sempre fui da opinião de que para o esporte brasileiro, federação estadual de nada serve; ou melhor, em muitos casos, serve mesmo para atrasar a vida desportiva dos atletas.
Seria muito mais producente se, registrada às confederações, estivessem apenas os clubes, as associações ou entidades constituídas ligadas diretamente aos praticantes e atletas. O esporte do Brasil seria outro.
No entanto, o que vale é a lei desportiva atual do país. Infelizmente, ela dá aos presidentes das federações estaduais o poder de escolher os presidentes das confederações. E é por isso que o esporte do país está em frangalhos e sem perspectiva alguma de mudança.
No caso do taekwondo, a coisa é pior. Quem parece mandar em tudo é apenas uma pessoa. O próprio presidente recém-eleito no início deste mês para um mandato de quatro anos. Desde que Carlos Fernandes assumiu à entidade nacional de forma provisória em 2011, vem conseguindo eliminar todas as federações contrárias aos seus atos. Assim foi com Rio de Janeiro (caso atípico, pois a entidade carioca era presidida por quem ele colocou lá), Acre, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e agora Minas Gerais.
Entre todas, o caso da desfiliação da FTEMG é a mais absurda. Simplesmente não existe motivo para a desfiliação dela. A federação de Minas é considerada a entidade mais organizada do Brasil, assim mesmo, Fernandes reuniu o colégio eleitoral em AGE e meio que intimou que seus presidentes aprovassem a desfiliação da FTEMG. E... aiiiii de quem não obedecer... Ousem contrariar o Rei...
Desfiliaram a FTEMG baseados em quê? No simples fato de o vice-presidente da entidade mineira, Marcelino Barros, levar à mídias as denúncias sobre a auditoria das contas de 2011/2012? Porém, recentemente não foi o próprio presidente da CBTKD quem reconheceu que o auditor não era pessoa competente para realizar as tais auditorias?
Quem na verdade teria de ser destituído do cargo por improbidade administrativa,então, era o presidente da CBTKD, se as coisas por aqui fossem sérias.