Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Fora do sistema, CRITICA; dentro, SE APROVEITA


Marcus Rezende

A CBTKD anuncia que haverá um segundo exame para faixas pretas no estado de São Paulo promovido pela recém-fundada federação que foi levada a oficial, no lugar da anterior (FETESP), destituída pela confederação.
Porém, houve um primeiro exame há pouco tempo na mesma cidade. Foram sete gatos pingados examinados, mesmo a um convite feito a todo o Estado de São Paulo, o que demonstrou o real fracasso de um evento que continuam tentando implementar, no intuito único de auferirem grana alheia, com a capa indisfarçável de uma legalidade administrativa.
Aproveitam-se da subliminar chantagem, por estarem de posse de uma entidade de administração, e deixam nas entrelinhas que qualquer exame fora daquele dojan não será apoiado pela federação posta no poder, tampouco pela CBTKD.
Acrescento ainda que a mesma coisa faz a maioria dos presidentes de federação por este Brasil afora. O próprio Yeo Jun Kim, presidente da destituíd FETESP, continua organizando os exames pela entidade e impondo aos incautos faixas pretas de São Paulo a banca examinadora escolhida por ele. 
 Respeito o grão-mestre e me solidarizo ao golpe ilegal que sofreu. Mas, em minha opinião, em se tratando de exames de faixa, a postura dele também é abominável.
A CBTKD também anunciou um exame desse tipo no Rio de Janeiro. É a senha para que os professores e mestres deste estado também se sintam obrigados a levar seus faixas pretas para serem examinados por uma banca que ainda não foi divulgada.
Simplesmente desconsideram qualquer tipo de vínculo que possa existir entre os faixas pretas e postulantes ao primeiro dan com seus respectivos mestres.
Alguém tem dúvidas de que será um fracasso? Eu não tenho. Somente um professor ou mestre desprovido de autoestima e conhecimento lógico de um direito inerente entregará seus discípulos a uma banca composta por outros mestres que ele não esteja afetivamente ligado.
Na verdade, pior que professores subservientes e mestres medrosos, que não sabem como se postar perante tal situação, é a postura daqueles que se aproveitam da oportunidade de se dar bem e que aceitam fazer parte do jogo sujo, injusto e imoral perante a história de uma luta travada ao longo de tantos anos para dar autonomia aos mestres deste país de poderem examinar seus próprios alunos.
E com a velocidade da internet e das redes sociais, vamos acompanhando quem é quem dentro da atual conjuntura política do taekwondo nacional.