Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Empresa do Conselheiro Fiscal da CBTKD prestou serviços no Open Cidade Maravilhosa

Advogado da FTEMG Márcio Albulquerque, 
Marcus Rezende


   O advogado Márcio Albulquerque (foto), do Rio de Janeiro, tem dado uma enorme contribuição ao taekwondo brasileiro, lutando pela elucidação das suspeitas que recaem sobre a Confederação Brasileira de Taekwondo e do presidente atual, Carlos Fernandes. Ao seu lado está Marcelino Barros, vice-presidente da Federação de Taekwondo do Estado do Minas Gerais, mestre 6º Dan da modalidade, outro notável combatente.

Ele comprou a briga da entidade estadual (desfiliada por uma assembleia da confederação) e tem se mostrado incansável em provar os equívocos cometidos pela confederação e desvios de verbas públicas por meio de licitações fraudulentas e superfaturamentos junto às empresas prestadoras de serviços à entidade.

Ultimamente ele tem dado à luz informações - inseridas em inquéritos da Polícia Federal e investigações do Ministério Público Federal - em sites de relacionamento como o Facebook.

Entre algumas que já não estão mais sobre segredo, uma fala da falta de imparcialidade de um dos membros do Conselho Fiscal da entidade.

    Segundo o Código Civil Brasileiro, se o sujeito não pode ser imparcial, ele não deve aceitar a função de Conselheiro Fiscal, muito menos a CBTKD convocá-lo, sobretudo se de alguma forma possuir relação direta ou indireta com o presidente da entidade.

Em 2012, segundo o que consta no inquérito da Delegacia Federal Especializada em Crimes Financeiros, “o conselheiro fiscal Almiro Branco Moita prestou serviços em um dos maiores eventos de âmbito nacional, promovidos pela Confederação Brasileira de Taekwondo”. Ele realizou os serviços de áudio do Open Cidade Maravilhosa, no Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN), por meio da empresa MARK 2 PROMOÇÕES E MERCHANDISING.
É inadmissível um prestador de serviços da CBTKD ser escolhido como membro do Conselho Fiscal. Naquele ano a CBTKD movimentou cerca de R$ 9 milhões.

O que salta aos olhos nesse caso é que este conselheiro fiscal “emitiu parecer favorável, sem ressalvas, às contas do exercício anterior”, um dia antes do Open Cidade Maravilhosa.

Outra suspeita, envolvendo a imparcialidade que deveria nortear à escolha dos membros do Conselho Fiscal de entidades de administração desportiva, é a de que Almiro teria como sócio nesta empresa o Diretor Financeiro da CBTKD, à época, Eduardo Guerra.