Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Jean Lopez no Rio: Seminário muito importante a todos

Foto: usa-taekwondo.us
Marcus Rezende

O Seminário Olímpico Internacional com os irmãos Jean (foto), Steven e Diana Lopez, que acontece no Rio de Janeiro, no dia 3 de fevereiro, é oportunidade única que não deve ser desperdiçada por mestres, professores e mesmo por praticantes já em vias de pegar a faixa preta. Sobretudo por conta do módico valor de R$ 97,00.
Jean Lopez (técnico da Seleção norte americana de taekwondo) é treinador e técnico de seus três irmãos mais novos: Diana, Mark e o mais proeminente deles, Steven (penta campeão mundial e bi olímpico).
Em 2005, Jean conquistou um feito inédito: levou os três irmãos ao título mundial, na Espanha.
No que se refere a universalização de acesso ao que de mais moderno no mundo tem se aplicado em competições de alto nível, trazer o Seminário com Jean Lopez para o Rio de Janeiro foi o primeiro ato realmente significativo da atual administração da CBTKD. Ademais, isso facilitará a participação de taekwondistas do Sudeste e do Sul do país. Em meados dos anos 90, Yong Min Kim trouxe ao Rio o tetra campeão mundial, Kook Hyen Jeong. A diferença é que o coreano era um fenômeno como atleta e não um reconhecido treinador. Em 2000, foi a vez do renomado treinador espanhol Ireno Fargas. O seminário foi muito bom e de grande valia aos que participaram.
Porém, desta vez, teremos um dos melhores treinadores do mundo ao lado do maior nome do Taekwondo mundial de todos os tempos, Steven Lopez. Jean já esteve aqui, em 2008, no evento SOLIDARIEDADE OLÌMPICA, mas a participação foi restrita a poucos participantes. Na ocasião, Jean já alertava para as novas técnicas que deveriam ser treinadas, em vista da utilização dos coletes eletrônicos e da pontuação diferenciada dos chutes no rosto.
Esperamos agora que a CBTKD divulgue com celeridade o local do evento e que, a partir deste ano, no âmbito do fomento, consiga realizar alguma coisa que faça o taekwondo (arte marcial) sair das quatro paredes e cair na boca do povo, pois até o momento, nesse aspecto, nem a gestão anterior, nem a atual fizeram nada, tampouco se deram ao trabalho de pensar em algo. E olha que tem é coisa a se fazer. Vamos esperar.