Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2012

Taekwondo: dos ringues para as quadras


Por: Mestre Jair Queiroz

Imagine o seguinte diálogo entre um leigo e você, praticante de taekwondo.

L - Qual arte marcial você pratica?

Vc - Taekwondo.

L – Ah, sim! Aquela luta das olimpíadas, da Natália e do Diogo Silva, não é?

Vc - Não, aquele é o esporte que se originou da arte marcial taekwondo.

L - Como assim? Não é a mesma coisa?

- Não. O taekwondo olímpico segue uma regra própria e envolve apenas um aspecto do taekwondo, que é própria luta competitiva. Usam-se diversos protetores para preservar a integridade física do atleta. O taekwondo só se tornou olímpico no ano de 1988 e blá,blá, blá... Já a arte marcial é mais completa e complexa. Envolve a prática dos poonsaes, ho shin sull, kiocpá, além de aspectos históricos e filosóficos. Tem mais de duas mil e oitocentas técnicas de ataques e defesas com as mãos e os pés e blá, blá, blá...

L – Mãos??? No taekwondo se usa as mãos?

Vc – Sim, aliás, a palavra taekwondo significa “luta com os pés e com as mãos” e blá, blá, blá...

L - Então é muito melhor!?

Vc - Na verdade não há melhor nem pior. Cada qual segue sua linha e (mais uma vez) blá,.. blá, blá...

Depois de muito blá, blá, blá, o leigo sai mais confuso do que quando iniciou a conversa. Dentre suas dúvidas mais atrozes certamente estão: Ora, se tem tudo aquilo no taekwondo, então por que não usam na competição? Se não usam, então por que treinam? Uma luta tão completa, que até se assemelha ao MMA, não é mais eficiente do que uma em que o lutador marca pontos num colete eletrônico? Onde está a marcialidade nisso? E aquele grito do “guerreiro” (kihab) que serve para concentrar a energia e desconcentrar o adversário no momento do golpe fatal. Como é possível fazê-lo mordendo um protetor bucal?

Enquanto isso você fica amargando uma sensação de que jogou conversa fora e não conseguiu explicar nada. Ou até explicou, mas não convenceu. Mas, não fique chateado por isso, pois realmente não é tão fácil assim e todos nós já passamos por situações semelhantes e, mais do que isso, muitas vezes também nos pegamos confusos. Afinal, ensinamos o taekwondo marcial ou o olímpico?

Há, de fato, uma dicotomia no taekwondo moderno a começar pelos dois órgãos que o administram em nível mundial, a World Taekwondo Federation e a Kukkiwon. O primeiro cuida do taekwondo desportivo, da organização e execução das grandes competições etc. O segundo se dedica a arte marcial.

Isso equivale a dizer que tudo aquilo que não é diretamente ligado à competição, mas à estrutura da modalidade, suas bases, formas, nomenclatura, formação de mestres, graduações de faixas e seus respectivos registros, são de competência da Kukkiwon. Mesmo os atletas olímpicos devem antes ser registrados na Kukkiwon que controla o cadastro de todos os detentores de dans. Opa! Mas se são atletas olímpicos, porque são registrados no órgão que cuida da arte marcial?

Como eu disse antes, não é tão fácil explicar essa lógica surreal, por isso, vou ficando por aqui. É melhor descansar que amanhã tem treino. Marcial ou olímpico????

Mestre Queiroz, 5º Dan – Psicólogo, psicopedagogo e pós graduado em Segurança Pública, com foco em Polícia Comunitária - Londrina – PR