Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sensei SporTV debate neste sábado o Mondolio tchagui de Edson Barbosa

Na foto, Márcio Monnerat, no final dos anos 70, aplicando um tio sambal aptchagui (marciomonnerat.com.br)



Marcus Rezende


Neste sábado a meia noite e meia, no programa Sensei SporTV, estarei dando um depoimento sobre o chute aplicado pelo lutador Edson Barboza, que nocauteou o inglês Terry Etim, no UFC 142. Edson afirma que o chute vem do Muay Thay, porém, a técnica conhecida no Taekwondo como Mondolio tchagui não é do Muay Thay, mas sim aplicada por esta e outras modalidades de luta em pé faz um bom tempo.



O grande lutador, após a grande vitória, explicou que a intenção era, na verdade, aplicar no adversário um TUI TCHAGUI. Opâ!! ele disse o quê? TUI TCHAGUI. Mas este é um chute do Taekwondo. Será que quem ensinou o Edson a lutar Muay Thay, antes treinava taekwondo?



Foi fácil entender o porquê de um lutador de MuayThay aplicar com tamanha eficácia um chute característico do taekwondo. Edson foi aluno de Márcio Monnerat, que iniciou-se na modalidade nos anos de 1970 com o grão-mestre Jung Roul Kim e iniciando sua carreira marcial como professor de taekwondo na cidade de Nova Friburgo ainda naquela década. O Muay Thay ele passou a ensinar nos anos de 1990.



Na década de 1980, Monnerat tinha uma equipe de taekwondo cujos lutadores eram exímios aplicadores do mondolio tchagui. Os nocautes eram frequentes nos confrontos com atletas de outras academias.



Quando resolveu enveredar para o Muay Thay, já nos anos de 1990 - da mesma forma que fizeram outros professores de taekwondo como Wellington Narani, Flávio Molina e Luís Alves nos idos dos anos 80, – Monnerat não prescindiu desta técnica, nem de outras com raízes no Taekwondo, enriquecendo o Muay Thay que ensinava.



Os praticantes mais novos podem não saber disso, mas se pesquisarem um pouquinho verão que os precursores do Muay Thay, Kicking Boxing, Box Thay e outras, são, quase todos, ex-lutadores de Taekwondo.