Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Conhecendo melhor nossos dirigentes e onde eles querem chegar

Marcus Rezende


Semana passada o mestre Jair Queiroz, de Londrina (PR) contactou-me pedindo que publicasse no blog uma retratação dele ao Presidente da Federação Paranaense,  técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo e hoje candidato a Deputado Estadual pelo estado do Paraná, Fernando Madureira.

Tratava-se de um artigo que Jair publicara em 2012 no site Taekwondonews de nome: “SIM, TÔ FELIZ”. Jair, baseando-se no que havia sido noticiado pela imprensa e em nota oficial da CBTKD (de que Madureira havia sido demitido como técnico da Seleção Brasileira) escreveu que o técnico estava recebendo sem trabalhar. Como o fato não ocorrera na esfera administrativa, Madureira ingressou com uma ação civil contra o mestre paranaense e o Juiz da 6ª Vara Civil de Londrina, Abelar Baptista, entendeu que Jair tinha de se retratar publicamente. Além desse ponto, pediu retratação sobre o que escreveu em relação ao campeonato Brazil Open de Taekwondo, organizado ano a ano por Madureira. Jair disse que Madureira estava se beneficiando da influência do Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo e descumprindo regras do ranking nacional.
De minha parte, achei um enorme exagero do atual candidato a deputado. Isso porque homens públicos precisam estar preparados para questionamentos, mesmo que, às vezes, tenham certa dose de imprecisão. E no caso em tela, não consigo enxergar um dano moral tão grave para mover a máquina judiciária do estado do Paraná. Mas enfim, cada um sabe onde o calo aperta.
Entretanto, em meio a este imbróglio das partes, o advogado de Madureira solicitou (e o juiz acatou) que Jair providenciasse a retirada do texto do ar e que fizesse a retratação em algumas mídias, entre elas o meu blog. Mas por que o meu blog se eu não publiquei nada? Isso é honesto? Pergunto ao senhor Fernando Madureira, que quer assumir cargo de deputado estadual. Não seria mais correto dizer ao magistrado que o meu blog nada tem a ver com o caso?
No primeiro momento, enviei resposta a Jair dizendo que não publicaria. Mas pensei melhor, e em respeito ao leitor do meu blog, vou publicar a sentença e a retratação, para que democraticamente façam juízo do caso.

SENTENÇA