Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Espanha vai brigar por duas medalhas de ouro


Marcus Rezende 

                                                                                                    Foto: site federação espanhola
                                                                                                                               Bonilla, Yague e Garcia na seletiva olímpica europeia

Quando se olha para o taekwondo espanhol temos a exata noção da desgraça do taekwondo brasileiro na mão de gente  que sequer sabe fazer um uso correto de um sistema de ranking.
Vamos aos números somente de dois atletas que estarão nas Olimpíadas: Joel Bonilla, de 22 anos e Brigitte Yague, 31.
O primeiro conquistou (em quatro anos) 15 medalhas. 12 delas de Ouro. Dentre os títulos, os campeonatos mundiais de 2009 e 2011. Brigitte, por sua vez, em 15 anos de carreira, subiu ao pódio 21 vezes, 14 delas ao lugar mais alto, com três títulos mundiais (2003, 2007 e 2009). Resumindo, somente estes dois atletas acumulam 36 medalhas.
Bonilla estará lutando na categoria até 58 kg e é um dos favoritos à medalha de ouro. Ele é muito alto para a categoria e sabe fazer uso de sua maior envergadura utilizando a perna da frente. Sabe bem os atalhos do colete eletrônico e, às vezes, em uma única ação de ataque ou contra-ataque, consegue ganhar dois pontos com chutes simples. Isso porque ao desferir o primeiro golpe, o sistema eletrônico do colete se abre como uma porta e, antes que ela se feche, ele executa rapidamente, sem muita força, outro golpe (aproveitando-se desta abertura), o que gera um novo ponto. Com a nova calibragem dos coletes, pode ser que encontre mais dificuldades nesta ação.
Brigite Yague (que luta no peso até 49 kg), por sua vez,  possui características enraizadas por uma época em que os pontos só saiam se os chutes fossem potentes e contundentes. Ela trabalha com a perna direita atrás e realiza disparos com enorme velocidade e força em bandais, que é o seu ponto forte. Mas também faz uso da perna da frente. Possui no cartel vitórias sobre todas as favoritas à medalha de Ouro, portanto, está entre elas.
O outro atleta espanhol que completa o time olímpico é Nicolas Garcia (até 80 kg), de 24 anos. O currículo dele é bem mais modesto (vice campeão juvenil europeu em 2005 e vice no Mundial de 2009). É um atleta que se caracteriza por chutes rápidos e diretos. Porém, vem fazendo uso das escoras em yop tchaguis com a perna direita, para disparos com a esquerda.
Pode ser até que consiga uma das duas medalhas de bronze. Mas em minha opinião, não chega ao pódio.

Dados extraídos do site Taekwondodata