Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

Exemplo do Judô foi sugerido no final de 2010


Não é de hoje que a Confederação Brasileira de Taekwondo vem recebendo sugestões para colocar a entidade no rumo certo do esporte e implementar uma política condizente com os recursos públicos que estão sendo despejados nos cofres da entidade.
Quando Natalia Falavigna disse à imprensa (logo que desembarcou em Londres) que o taekwondo do Brasil deveria se espelhar no judô brasileiro e bater à porta deles para saber por que são tão bons, lembrei-me do que o mestre Ricardo Andrade, de Niterói, técnico da Seleção Brasileira Feminina de 1997 a 2003, sugeriu em Dezembro de 2010 à CBTKD, quando foi convidado para ser o supervisor da Seleção Brasileira.

Olimpíadas de Sidney 2000:  a atleta olímpica reserva Karina Couzemenco (E), Ricardo Andrade (supervisor do Vasco), Ney Maurício (educador físico) e Aparecida Santana, atleta de apoio (D). Grupo multidisciplinar da atleta Olímpica Carmen Carolina (ao centro)
  
Ricardo, que também é educador físico e pós-graduado em Treinamento Desportivo, disse que a primeira coisa que fez foi sugerir que a CBTKD usasse o exemplo de sucesso do judô. Reportou-se ao que vivenciara  nos anos em que esteve como Supervisor Técnico do Taekwondo do Vasco da Gama, quando interagiu com supervidores de diversos outros esportes.
   “Já que seria um trabalho respaldado por um aporte financeiro da Petrobrás, a ideia seria agendar uma reunião com o Prof. Ney Wilson (Coordenador Técnico da CBJ), para podermos conhecer os pormenores das estratégias e trazê-las para o taekwondo, já que a máxima em qualquer tipo de empreendimento é seguir modelos vencedores. Infelizmente nada fizeram nesse sentido, até porque, mais tarde, verifiquei que os objetivos eram outros e que nada tinham a ver com um trabalho sério, organizado e pautado por algum tipo de metodologia”, declarou Ricardo.

Você sabia:

No site http://sacarmazenagem.win14.f1.k8.com.br/guia2.asp?id=D, de Despachantes Aduaneiros, encontramos o nome do Coordenador de Eventos da CBTKD, Valdemir Medeiros como um dos diversos despachantes. Até aí nada de mais se não fosse o fato de o endereço e o telefone para contato com ele serem os da CBTKD. 
Não vou falar nada, cada leitor que tire suas próprias conclusões.