Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vai demorar um pouco, mas a democracia vai prevalecer

Um projeto de lei que visa limitar o mandato dos cartolas brasileiros está tramitando na Câmara dos Deputados. Ele é de autoria do deputado Magela (PT-DF) e tem como relator o deputado José Rocha (PR-BA), em cujo texto expõe que os dirigentes estão transformando seus mandatos em reinados. 
O projeto de lei será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e depois seguirá para o Senado. Há também um outro projeto de lei sobre o mesmo tema que já vem tramitando no Senado e que deverá ser unificado ao de Magela. Ele é de autoria do senador Alfredo Citait (DEM/SP). Por ele, as entidades deixariam de receber verbas públicas se, à frente da entidade, o dirigente estiver por mais de quatro anos. 
 A Lei Pelé foi modificada recentemente. Porém quanto a questão de reeleições indefinidas não fez alterações, sob a alegação de que confederações, federações, clubes etc são sociedades civis e não podem sofrer interferência do Estado. Todavia, a argumentação junto à comunidade esportiva se apoia no fato de estas entidades serem subvencionadas por verbas públicas. Sendo assim, devem ter seus mandatos limitados e não perpétuos.
  Vamos aguardar os desdobramentos destes Projetos de Lei.