Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

A força da Turquia em Londres

Marcus Rezende

Dos quatro atletas de taekwondo possíveis de se levar às Olimpíadas, a Turquia está levando três. Todos com chances efetivas de medalhas, pois possuem um currículo invejável. O mais jovem, aliás, a mais jovem, ainda não completou 20 anos. Seu nome é Tatar Nur, da categoria até 67 kg.
Apesar da pouca idade, Nur já vem arrebatando títulos desde 2008 com o Aberto da Bélgica e Espanha; em 2009, com o Europeu Junior; em 2010, conquistou o europeu adulto e o Aberto da Holanda. Em 2011 venceu o aberto da Alemanha e este ano, o Europeu adulto, classificando-se em primeiro lugar na Seletiva continental para as Olimpíadas.
Tatar Nur é uma atleta de muitos recursos técnicos. Os giros dela, de ataque, são precisos. Os disparos em segundo tempo são efetivos. A jovem turca se torna mais perigosa quando está à frente no placar, pois aparenta falsa impressão defensiva, objetivando abrir caminho para fazer mais pontos.

Foto: Federação Turca de Taekwondo
Outro grande atleta que estará representando o país turco é o veterano Bahri Tanrikulo de 32 anos. Simplesmente tricampeão Mundial (2001, 2007 e 2009) e Prata nas Olimpíadas de 2004. Nem é preciso descrever outros títulos desse agressivo atleta que terá a missão de superar  atletas da categoria pesado, acima de 80 Kg. Tanrikulo é muito rápido e muito técnico, porém não é de muita movimentação. É perigosíssimo com a perna da frente e quando recua, o faz contra-atacando. 
Completando o trio fantástico turco, nada mais nada menos do que Servet Tazegul, ou como os brasileiros já se acostumaram a chamar: o turco louco. Tazegul tem 23 anos e chega a esta olimpíada credenciado à medalha de Ouro, ao lado do iraniano Mohammad Bagheri, na categoria até 68 Kg, a mesma do brasileiro Diogo Silva. No curriculo desta fera, o lugar mais alto do pódio no Mundial Junior de 2004, na Copa do Mundo de 2009, no Mundial adulto de 2011 e na Seletiva Mundial no mesmo ano, bem como o Bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Precisa falar mais alguma coisa?
Fazer uma análise técnica deste atleta é tarefa complicada, tantos são os recursos que possui. Em minha humilde opinião, se Diogo pegá-lo pela frente, só há uma chance de parar está máquina de ataque: antecipar o tempo todo e não recuar nunca.