Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sempre temida, Coreia vai a Londres com o que tem de melhor


Fotos: Tdkcnn.com / sportsseul.com / wtf.org / taekwondodata
Foto montagem: Júlia Rezende

É comum atletas coreanos, que acabam se classificando para as principais competições internacionais, nem sempre terem um currículo tão invejável como o de atletas de outros países. Isso por que na terra do taekwondo há uma enorme renovação. Passar pela seletiva coreana e se credenciar a representar o país não é tarefa fácil.

                                    Kyung Seon Hwang, In Jon Lee, Hoon dae Lee e Min Don Cha
A Coreia está levando a Londres o time completo e para isso bastou a Seletiva Mundial, na qual classificou os quatro atletas participantes (limite máximo), duas mulheres (-67 kg e + 67 kg) e dois homens (- 58Kg e + 80 Kg).
Kyung Seon Hwang, de 27 anos, apesar de não ter conquistado a vaga na Seletiva Mundial, acabou tomando o lugar de Mi Kyung Kim (vencedora da seletiva mundial) e vai lutar na categoria até 67Kg e tentar conquistar a medalha de ouro e repetir o feito das Olimpíadas de Pequim. Bicampeã Mundial (2005 e 2007), esta excelente atleta trabalha bem com as duas pernas, variando as técnicas e proporcionando sempre um belo espetáculo. As principais adversárias são a canadense Karine Sergerie, a alemã Helena Fromm e a britânica Sarah Stevenson.
Outra postulante ao pódio é In Jon Lee, que acabou tomando o lugar de Bom An Sae (+ 67 Kg e que se classificou na seletiva mundial). Lee é vencedora do Campeonato Asiático de 2012. Esta atleta pesada tem um modo de lutar muito bem adequado às novas regras e sobretudo ao protetor eletrônico, pois usa de boa movimentação e sabe trabalhar competentemente a perna da frente (esquerda) com a qual desfere tolhos no rosto antecipados. Apesar de não ter logrado êxito em competições anteriores, está entre as favoritas ao pódio, isso porque a favoritíssima ao Ouro, a francesa Gwladys Èpangue, sofreu uma lesão e não irá a Londres, fato este que faz aumentar as chances de medalha da brasileira Natália Falavigna.
No Masculino, o país está levando o jovem Hoon Dae Lee de 20 anos, campeão mundial de 2011 e asiático de 2012. Ano passado mostrou sua força ao despachar, em casa, no Mundial, duas feras: o iraniano Reza Naderiane o tailandês Nacha Punthong e vencer na final o britânico Michael Harvey. Porém na seletiva mundial olímpica ficou em terceiro.
Hoon gosta de lutar mantendo a perna direita à frente e com ela desenvolve toda a estratégia de luta. Não é atleta de esperar o contra-ataque. Parte pra cima esgrimando com a perna da frente, buscando o disparo contundente com a de trás.
Completa o quarteto coreano o peso pesado Min Dong Cha de 26 anos.
Vencedor do Asiático Juvenil em 2003, teve seu maior êxito nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando ficou com a medalha de Ouro. Venceu também a Seletiva Olímpica Mundial em 2011 e o Asiático deste ano. É o favorito ao bicampeonato olímpico, mesmo tendo na cola feras como o Russo Gadzhi Umarov, o turco Bahri Tanrikulu, o italiano Carlo Monfeta e os gigantes de mais de dois metros Daba Modiba, de Mali, e Alexandros Nikolaidis, da Grécia.


Você sabia:
que a CBTKD alterou o sistema de pagamento para competições organizadas por seleções estaduais. Antes pagava-se uma taxa por cada equipe inscrita e se a Federação levasse somente quatro atletas, aí sim, o pagamento era individual. Para o Brasileiro Juvenil, Infantil e Sub 21 mês que vem, o pagamento será exclusivamente individual: R$ 105,00 por atleta. O que sempre foi uma responsabilidade da entidade estadual, provavelmente agora será  dos atletas que quiserem participar.