Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rússia busca lugar no pódio Olímpico


Fotos: mediazadov.ru /riu.ru /riadgestan.ru

A jovem equipe russa não leva para Londres nenhum atleta favorito à medalha de Ouro, porém todos os quatro classificados vão dar muito trabalho aos mais cotados. 
Em constante processo de renovação, o time russo tem o atleta mais velho com 27 anos e o mais novo com 18.
Kristina Kim, da categoria até 49 Kg, tem 24 anos. No currículo, êxito apenas no Aberto da Alemanha em 2011. Subir ao pódio nesta olimpíada não será tarefa fácil para ela, em vista da qualidade de suas adversárias: a chinesa Wu Jingyu, a croata Lucija Zaninovic, a taipé chinesa Chun Yang Shu e a veterana espanhola Brigitte Yagüe. A técnica de Kristina é vistosa e a movimentação antecede a disparos com a perna da frente (esquerda) em nerios antecipados (chute de cima para baixo) e an tchaguis (de fora para dentro em forma de parábola).
Outro jovem atleta, recém-saído da categoria juvenil, é Aleksey Denisenko, de 18 anos. Ele vai lutar na categoria até 58 Kg. Venceu os abertos da Inglaterra e da Rússia em 2010; de Paris 2011 e a Seletiva Europeia para Londres. Esta última competição deixou um sinal de alerta para os adversários, pois Aleksey venceu, na final, o bicampeão mundial Joel Bonilla. O estilo de luta do jovem atleta russo está bem adaptado ao novo sistema eletrônico de pontuação. Mantém a perna direita à frente, fazendo uso de escoras e bandais.
 
 O mais velho dos quatro é Gadzhi Umarov, 27 anos, que luta no peso pesado, acima de 80 Kg, e que pede passagem para o pódio olímpico por ter ficado em segundo lugar na Seletiva Mundial de 2011, quando desbancou o italiano Carlo Monfeta e o chinês Xiabo Liu. Umarov mantém a perna direita atrás e trabalha com a da frente (esquerda). Porém, quando dispara o chute de trás, por vezes ameaça o colete, mas, em seguida, sem pôr o pé no chão, busca o rosto.
Outra atleta perigosa e que pode cruzar o caminho da brasileira Natália Falavigna é Anastasia Baryshnikova, de 21 anos, que luta no peso acima de 67 Kg. Campeã Europeia Junior de 2009 e bicampeã europeia adulto (2010 e 2012), tem como característica manter a perna direita atrás e por meio dela fazer uso do nério tchagui disparado de trás (chute que sai de cima para baixo). Porém, demora-se a decidir quando atacar e acaba aproximando-se em demasia, o que facilita o ataque adversário. Se a brasileira Natália Falavigna a enfrentar, deverá aproveitar-se destas aproximações para disparar seus golpes antecipadamente.

Você sabia

Que a legislação desportiva proíbe que dirigentes de entidades de administração ocupem cargos ou funções em outras entidades, sobretudo remuneradas? E que a CBTKD desrespeita tais preceitos quando indica dois presidentes de federação (Fernando Madureira e Alberto Jr. Maciel) para continuarem nos cargos de treinadores da Seleção Brasileira com salários de R$ 5.500,00, pagos pela Petrobrás, através do Instituto Passe de Mágica?
E que ambos ocupam esta posição desde 2011?