Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A arte de sofismar de um presidente

Marcus Rezende

O presidente em exercício da CBTKD, Carlos Fernandes, não cansa de sofismar. A técnica utilizada para induzir os incautos ao erro, agora chegou ao paroxismo. A entrevista que ele concede ao site que ele mesmo comanda, por ora, chega a ser uma afronta aos atletas que foram cortados de última hora e que não viajaram com os demais, bem como aos que pagaram do próprio bolso para competir no Campeonato Mundial Juvenil.

Ficaria mais bonito para o presidente reconhecer que errou e explicar os fatos e não utilizá-los a seu favor. Em nota de repúdio a Federação do Distrito Federal, abre os microfones do seu site institucional para dar realce à insatisfação da comunidade taekwondista brasiliense, ressaltando o fato como “erro grosseiro de planejamento da CBTKD, de flagrante negligência, despreparo e total falta de responsabilidade administrativa e técnica da entidade”. E arrematam avisando que os pais dos alunos vão correr atrás dos prejuízos causados a seus filhos e que provocarão o Ministério Público Federal.

Em entrevista ao site da própria entidade (tem que ser lá, ou então na nova gazeta gazeteira do ilusionista Junior, um blog criado, não é preciso dizer por quem), o leitor percebe um discurso presidencial completamente destoante da realidade. Aliás, se a entrevista fosse concedida a qualquer outro jornal, ele teria que explicar detalhadamente o que houve para que deixasse ocorrer o vexame relacionado à Seleção Brasileira Juvenil que viajou para o Egito com 13 dos 20 atletas, no dia 02 de Abril, às 18:45, e só foi chegar ao local do evento no dia 04, ás 15:30, quando as equipes já haviam se perfilado para a solenidade de abertura.

O mais triste nesse episódio de representatividade brasileira esteve no fato de que o Delegado da Seleção Brasileira não foi um brasileiro, mas sim um português: César Valentin. Nada contra a pessoa do português. Ele foi o porta-voz da Kukkiwon aqui no Brasil, quando o órgão internacional realizou em Novembro passado o Curso Internacional e o Teste Especial de Equivalência de Dan. É até um sujeito muito educado e agradável. Mas cá pra nós, alguém consegue imaginar um brasileiro Delegado de seleções como a da Espanha, do México, dos EUA, de Portugal, etc? JAMAIS. Mas nesta gestão ÚNICA, isso aconteceu. Mais UMA para ficar na história desta mandato tampão.

O presidente fala com a maior tranquilidade sobre os problemas de falta de patrocínio para levar a equipe juvenil ao Mundial, justificando o quase cancelamento da viagem. Então, por que não avisou aos jovens, com antecedência, que não iria pagar a passagem deles? Para que o leitor saiba, alguns dos atletas que embarcaram pagaram do próprio bolso seus bilhetes aéreos. Os meninos de Brasília poderiam fazer o mesmo.

O mundo de sonhos vivido pelo nosso presidente, de que tudo está perfeito, de que o Uruguai o apoia para trazer o Mundial para cá, não deve ser o mesmo mundo que estão vivenciando os nossos atletas juvenis. Sobretudo Igor Lausen e Gabriel Alves, que foram cortados do sonho de participar de um Mundial Juvenil.