Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Brasileiro Interclubes: média de 6,8 inscritos por categoria de peso

Marcus Rezende

Quando se verifica as chaves da Competição Brasileira por clubes, que aconteceu neste final de semana na cidade de Manaus, é que se pode ter a real ideia do grau de desleixo com o taekwondo brasileiro. Ao avaliarmos que esta é uma competição entre equipes de todo o Brasil, sem a intermediação das federações, não há como achar normal apenas 110 faixas pretas inscritos, divididos em 16 categorias. Uma trágica média de 6,8 atletas por peso. Só para reforçar o exposto, na categoria masculina, até 68 Kg (a que normalmente tem mais atletas), somente oito faixas pretas se inscreveram. Este número inexpressivo no Brasileiro Interclubes (que a meu ver deveria ser a competição mais importante do calendário brasileiro), é a prova cabal de que o taekwondo do Brasil não merece ter à frente da confederação gente com esse nível de competência e comprometimento.

No entanto, não é difícil entender por que os professores, mestres, treinadores e técnicos das equipes de taekwondo do Brasil não se deslocaram a Manaus com seus atletas. Eles já não acreditam no projeto desse grupo que se apossou da CBTKD, tampouco na seriedade daquele que está à frente da entidade. Isso porque o presidente provisório em exercício já há muito tempo perdeu a credibilidade perante os diversos professores e mestres deste país. No Rio de Janeiro, a impopularidade dele chegou a níveis altíssimos. Parte deste descrédito podemos certamente creditar a total falta de transparência no processo que elegeu Eduardo Guerra à presidência da Federação do Rio e da atual interinidade dada a Rogaciano Filho, como presidente da mesma federação. Os taekwondistas cariocas e fluminenses não estão entendendo nada.

Sempre é bom deixar claro, que as críticas não são para as entidades; estas merecem todo o respeito, pois estão muito acima dos gestores que por elas passam.

Você sabia:

que até o momento, o presidente provisório em exercício da CBTKD não providenciou aos participantes do curso da Kukkiwon (que pagaram R$ 250 pelos dois dias de curso) os certificados de participação? E que Também não entregou os certificados do curso do Jean Lopez (R$ 80)? No caso dos diplomas de dan da Kukkiwon, a entrega está sendo feita em suaves prestações. UMA BRINCADEIRA!!!