Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Crônica bem humorada sobre “rebeldia juvenil”

Ms. Jair Queiroz


Estou vendo a hora da presidência da CBTKD compor mais uma Comissão Disciplinar, desta vez no intuito de “calar a boca” do Juninho, o garoto levado que anda escrevendo bobagens num blog chamado Taekwondo Gazeta.
Misterioso, malvado e mal educado, esse pequeno aprendiz de redator tem a língua solta e se mete em assunto de gente grande, falando pelos cotovelos, como se ele fosse o próprio atingido pelas resenhas, bem elaboradas, dos articulistas que ele ataca.
Esperto em criar neologismos (neologismo – palavras novas, que não constam do vernáculo português, como, por exemplo, “DEGRINIR”), ele surgiu do nada, usando o mesmo recurso que os profissionais da imprensa e mestres do taekwondo utilizam para se comunicar com a comunidade taekwondista, porém, no seu caso, faz isso de uma forma muito primária, típica de quem não tem intimidade com a matéria. Certamente nutre admiração pelos notórios críticos do sistema e seus artigos pontuais, que contribuem para tornar a galera mais consciente da atual situação política, tanto que resolveu imitá-los. Não deve conhecer, porém, o Estatuto da CBTKD, aprovado às escuras em nov/11, cujo artigo 50, §7, foi criado especialmente para enquadrar os colaboradores do taekwondo nacional que escrevem em blogs e sites.
Ocorre que o Juninho, que também assina com o singelo pseudônimo de Bryan Junior e segundo dizem, é a cara do papai, é um rebelde sem causa, metendo o bedelho onde não foi chamado. Garoto virtual, poucos já o viram pessoalmente e ninguém o conhece no meio do TKD. Não se sabe qual a sua formação ou a falta dela, mas sabe-se que surgiu de repente dando palpites de forma atabalhoada. De qualquer forma, “moleque sapeca”, seja muito bem vindo entre nós, porém aceite o conselho de quem tem mais experiência e procure um cursinho rápido de redação para principiantes.
Fique tranquilo, você nunca será censurado ou perseguido por nós, mesmo que nos ataque, mas se cuide em relação à própria CBTKD, pois segundo se comenta internamente, o presidente, quando rascunhou o texto que queria que fosse aprovado no artigo 50, §7, teria escrito o seguinte: “...será punido aquele que escrever bobagens em sites e blogs...”. Foi cortado, é claro, afinal tem uma boa assessoria jurídica para isso, mas deixou claro que não gosta de quem escreve bobagens, assim como você tem feito.
Ademais as coisas lá pela CBTKD não estão muito favoráveis aos da sua categoria. Não te contaram as últimas sobre os cortes dos atletas juniores de Brasília e o “quiproquó” para a participação dos demais no mundial do Egito? Adolescente folgado não tem vez lá não, pois não atrai grana. Ah, se não fosse a interferência dos presidentes da FETESP e FETEMG! Teriam que se contentar por terem conhecido Aracaju.
E sinto muito se “minhas entrevistas” te causam sono. Sei que são monótonas para alguém na sua idade, mas são necessárias, pois tratam de assuntos relevantes para o taekwondo brasileiro que está passando por uma crise institucional sem precedentes e nós precisamos estar de olhos bem abertos. Como você fica entediado, deixe essa leitura para quem se ocupa em buscar soluções para o coletivo do taekwondo e vá procurar alguma leitura mais leve, na categoria infanto/juvenil, ou brincar de herói com seus coleguinhas. Conheço um que está cada vez mais isolado e precisando da sua companhia.
Flw ae, brô, fika na moral!!!!!

O mestre Jair Queiroz , 5º Dan, é formado em psicologia e reside em Londrina – PR.