Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

COB pode travar liberação dos R$ 150 mil à CBTKD para serviços de assessoria técnica

Marcus Rezende

Um e-mail bombástico enviado por uma fonte que não me foi autorizado revelar, mas que me foi encaminhado, faz um alerta à diretoria do COB. O alerta é para que o Comitê Olímpico Brasileiro não libere a primeira parcela dos R$ 150 mil reais à CBTKD, destinados ao pagamento da empresa H M Machado Assessoria & Serviços Ltda, vencedora de uma licitação que está sob severa suspeição. O e-mail expõe ao COB as ilegalidades da licitação sobre a escolha das empresas concorrentes, às quais recaem fortes suspeitas de que entraram em uma licitação de cartas marcadas.
Diz o e-mail: “Srs. a publicação (do resultado do edital) somente foi feita no dia 21 de março, momento em que nenhuma empresa poderia mais concorrer pois o envio de carta à sede da CBTKD finalizou no dia 19 de março. Isso é notório e todas as mídias do taekwondo já estão ciente deste fato”, e completa: “Não queremos problemas com o Comitê Olímpico Brasileiro que certamente está sendo vítima deste descalabro”.
Outro detalhe constatado: a empresa vencedora é do ramo imobiliário e não possui, segunda a Receita Federal, autorização para atuar no ramo de assessoria técnica desportiva. “Não precisamos informar aos Srs. Dirigentes do COB que o TCU e CGU já informaram centenas de vezes em vários Acórdãos que o pagamento a qualquer prestador de serviço deve ser precedido de levantamento documental”, adverte, ressaltando achar estranho que uma comissão de licitação não tenha visto este fato. “Seriam todas elas pessoas de confiança do presidente?”, questiona, indagando se não estariam fazendo vista grossa. O autor finaliza o e-mail, alertando ao COB para as diversas matérias publicadas em sites especializados da modalidade e ameaça (caso a verba seja liberada) levar o caso à CGU e ao TCU, Corregedoria Geral e Tribunal de Contas da União, acrescentando que O Ministério Público Federal já tem conhecimento do fato.